Chinesa de 102 anos se torna a aluna mais velha do mundo

Ma Xiuxian disse que realizou um sonho ao ir para a escola.Aos 102 anos, ela tem colegas com menos de dez anos de idade.

Do G1, em São Paulo

Alunos com menos dez anos de idade ganharam uma colega de 102 anos em uma escola primária em Jinan, na província de Shandong (China). A chinesa Ma Xiuxian se tornou a aluna de uma escola primária mais velha do mundo, segundo o jornal “China Daily”.
Ela contou que sempre teve vontade de estudar, apesar de sua idade avançada. "Eu me sinto muito feliz de finalmente realizar o meu sonho de ir à escola", disse Ma, que foi apoiada por seu filho mais novo, Fengxin Yi, de 58 anos. Ela não conseguiu estudar quando jovem, porque começou a trabalhar em uma fábrica muito cedo, aos 13 anos. Ma se casou aos 18 anos e teve nove filhos, e sete deles concluíram a universidade, de acordo com o periódico chinês.

Criador do primeiro PC morre nos Estados Unidos

Henry Edward Roberts faleceu aos 68 anos na quinta-feira (1).
Filho diz que ele queria ver um iPad antes de morrer.

Do G1, em São Paulo
O criador do primeiro computador pessoal, o Altair 8800, Henry Edward Roberts, morreu na quinta-feira (1). Aos 68 anos, o homem que inspirou Bill Gates a fundar a Microsoft, lutava contra uma pneumonia.
Roberts investiu na criação de um kit que unisse capacidade computacional que fosse fácil de montar e que qualquer cidadão poderia comprar. Uma reportagem sobre o computador MIT S Altair 8800, publicada em 1975 na revista norte-americana "Popular Electrics", inspirou Bill Gates e seu amigo de infância Paul Allen a criarem a Microsoft, que criaria programas para a máquina.
O criador do primeiro PC era um ex-militar, mas também trabalhou como fazendeiro e como médico, sem perder contato com os avanços da tecnologia. Recentemente, segundo seu filho David Roberts, ele revelou a Gates que gostaria de trabalhar com nanotecnologia. “Ele achava que era muito interessante o que as empresas estavam fazendo com os processadores”, contou David.
Em comunicado, Gates e Allen afirmaram que Roberts sempre acreditou neles. “Éramos dois jovens que acreditávamos nos computadores antes mesmo deles se tornarem populares. Roberts investiu nisso e sempre seremos gratos. O dia que nosso primeiro programa funcionou no Altair foi o começo de grandes oportunidades. Teremos ótimas lembranças de Roberts para sempre”.
Nascido em 1941 na cidade de Miami, na Flórida, Roberts nunca imaginou ter iniciado uma revolução na tecnologia. Ele serviu na Força Aérea dos Estados Unidos e se formou como engenheiro eletricista pela universidade de Oklahoma em 1968. Mais tarde, seu interesse por tecnologia o levou a criar uma empresa de produção de calculadoras. Quando grandes empresas como a Texas Instruments entraram neste mercado, Roberts se endividou .
Enquanto isso, ele foi se interessando por computadores, em uma época que as máquinas ocupavam andares inteiros de prédios e existiam apenas nas universidades. “Ele veio com a ideia de que qualquer pessoa poderia ter estes computadores em casa”, afirmou seu filho. “Ele esperava vender poucas unidades, o suficiente para sanar a dívida”. O próprio criador mais tarde diria que seu esforço foi “um esquema megalomaníaco” de uma ambição que o perseguiu durante a juventude.

Caixa de metal repleta de luzes vermelhas operado por chaves
Em 1996, Roberts disse a um programa de TV chamado de “O Triunfo dos Nerds” que na época que criou o primeiro PC, ele não tinha experiência alguma. “Não sabíamos o que fazer com ele”. Em 1997, em entrevista ao jornal “Constitution”, de Atlanta, nos EUA, ele afirmou: “Eu achava que havia um bando de loucos como eu que gostaria de ter um computador em casa. Para entusiastas, era o aparelho do futuro”.
O Altair 8800 era muito diferente dos computadores atuais. Ele era uma caixa de metal repleta de luzes vermelhas operado por chaves. Não possuía um monitor. “Nos seus primeiros anos, ele não apresentava utilidade alguma. As pessoas o compraram apenas achando que seria legal montar um computador”, afirmou Bill Gates em uma entrevista.
Roberts fundou a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), que vendia os kits. Os jovens Gates e Allen mais tarde fundariam a Microsoft na cidade de Albuquerque, no estado do Novo México, onde a MITS estava localizado, e criariam uma linguagem de computador que ajudaria a programar e a operar o Altair. Ele vendeu sua empresa em 1977 e se tornou um fazendeiro no estado da Georgia antes de estudar medicina e se formar na universidade Mercer em 1986.
De acordo com o seu filho, Roberts trabalhou como médico até o fim da sua vida, sem nunca perder o interesse pela tecnologia. “Enquanto estava doente de cama, ele chegou até a pedir um iPad. Ele estava curioso para ver um”, afirmou. O funeral de Henry Edward Roberts está marcado para segunda-feira (5) na cidade de Cochran, no estado da Georgia.

Ex-chacrete Lucinha Apache morre de infarto no Rio

Corpo vai ser enterrado no Cemitério São João Batista.Ela foi dançarina do programa do Chacrinha de 1969 a 1974.

Do G1, no Rio



Será enterrada na tarde desta quinta-feira (1º) a ex-chacrete Lucinha Apache. Aos 59 anos e diabética, ela foi vítima de um infarto. Lucinha estava hospitalizada há duas semanas. O corpo de Lúcia Souza de Mattos Monteiro está sendo velado na capela 5 do cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Lucinha Apache foi dançarina dos programas do comunicador Chacrinha de 1969 a 1974. Recentemente, ela participou de uma série de documentários sobre as chacretes, transmitido pelo Canal Brasil.