Saiba mais sobre o Mapa do Alzheimer no Brasil

O Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas da UFMG fez um mapeamento com base nas informações oficiais do Datasus em relação ao fornecimento de medicamento para portadores de Alzheimer. Esse estudo foi feito durante todo o ano de 2008 e divulgado neste ano.

Estima-se que no Brasil existem 799.220 pacientes com doença de Alzheimer provável ou possível. Desse total, 399.610 pacientes precisam do medicamento. Mas, só 47.886 delas, de fato, fazem uso do medicamento (11,9%). Ou seja, quase 90% das pessoas que necessitam do medicamento para melhorar a qualidade de vida por causa do Alzheimer estão sem a medicação no país.

Destaques por região - ranking das piores coberturas do programa

1º Amapá - 1,2%
2º Amazonas -1,3%
3º Rio Grande do Sul - 1,6%
4º Pará - 1,8%
5º Rio de Janeiro - 2,5%

Ranking das melhores coberturas do programa

São Paulo - 22,3%
Minas Gerais - 18,4%
Rio Grande do Norte - 16,7%
Santa Catarina - 15,6%

Por região

Sudeste - 17%
Sul - 8,7%
Nordeste - 8,2%
Centro-Oeste - 6%
Norte - 2,3%

Importância da medicação

De acordo com o médico Edgar Nunes, essa medicação disponibilizada pelo SUS é vendida também nas farmácias. Mas o custo mensal é de aproximadamente R$ 400. Como o investimento é alto, o governo federal passou a fornecer gratuitamente esse medicamento. Mas, apesar da demanda de pessoas que necessitariam fazer o uso do remédio, poucas têm acesso a ele. Isso ocorre, segundo o médico, porque existem problemas no diagnóstico primário.

Problemas do diagnóstico

Não está sendo feito o diagnóstico correto da doença. A família e os próprios médicos acreditam que a pessoa sofre apenas de uma "caduquice" e não encaminham o paciente para um centro especializado no tratamento de Alzheimer e com isso esses pacientes não recebem a medicação disponível pelo SUS.

Formas de tratamento

Não são tratamentos curativos, mas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes de seus familiares. Pode ser pela reabilitação cognitiva (exercícios para ativar a memória - uma espécie de fisioterapia mental) e ou tratamento medicamentoso.

Sinais que apontam para o diagnóstico

- o principal sinal é o esquecimento.
- deve ser observada perda da capacidade de cuidar da própria vida - o idoso se torna dependente, não consegue cuidar das finanças, não consegue mais fazer contas, preparar a refeição, essas tarefas cotidianas.