Dona Aida Gemaque Mendes, a Vó Iaiá, de 100 anos, saltou de paraquedas pela primeira vez na vida nesta tarde, em Macapá (AP).
Presa pelo equipamento de segurança junto ao corpo do instrutor paraense Pedro Paulo, o salto de Vó Iaiá se deu a 8 mil pés, o equivalente a 3 mil metros de altitude.
A decolagem do avião aconteceu às 12h30 e o salto exatamente às 13 horas. Vó Iaiá teve queda livre de 9 segundos e navegou durante 10 minutos até atingir o ponto de chegada no Aeroporto Internacional de Macapá.
Leia mais:
- Obrigada meu Deus. É bom demais. Eu dirigi o paraquedas - disse Vó Iaiá ao pisar no solo e começar a receber auxilio para tirar o equipamento.
Ela veio conversando com o instrutor e no meio da navegação chegou a assumir o controle do paraquedas.
- Com a observância do instrutor, fez dois movimentos clássicos do paraquedismo, isto é, 45 graus à esquerda e 45 graus à direita - relatou Almeida Júnior, do Clube de Paraquedismo Latitude Zero.
A decolagem demorou quase quatro horas porque uma filha do piloto, de 29 anos, cometeu suicídio. Os organizadores do salto de Vó Iaiá demoraram para encontrar o piloto substituto.
Foto: Alcinéa Cavalcante/Reprodução