Aos 59 anos, professora aposentada ingressa na faculdade de medicina

Abrigo mantinha idosos em condições precárias na Bahia

Vovó de 100 anos realiza com sucesso salto de paraquedas em Macapá

Altino Machado às 2:46 pm

Dona Aida Gemaque Mendes, a Vó Iaiá, de 100 anos, saltou de paraquedas pela primeira vez na vida nesta tarde, em Macapá (AP).

Presa pelo equipamento de segurança junto ao corpo do instrutor paraense Pedro Paulo, o salto de Vó Iaiá se deu a 8 mil pés, o equivalente a 3 mil metros de altitude.

A decolagem do avião aconteceu às 12h30 e o salto exatamente às 13 horas. Vó Iaiá teve queda livre de 9 segundos e navegou durante 10 minutos até atingir o ponto de chegada no Aeroporto Internacional de Macapá.

Leia mais:

Entrevista com Vó Iaiá

- Obrigada meu Deus. É bom demais. Eu dirigi o paraquedas - disse Vó Iaiá ao pisar no solo e começar a receber auxilio para tirar o equipamento.

Ela veio conversando com o instrutor e no meio da navegação chegou a assumir o controle do paraquedas.

- Com a observância do instrutor, fez dois movimentos clássicos do paraquedismo, isto é, 45 graus à esquerda e 45 graus à direita - relatou Almeida Júnior, do Clube de Paraquedismo Latitude Zero.

A decolagem demorou quase quatro horas porque uma filha do piloto, de 29 anos, cometeu suicídio. Os organizadores do salto de Vó Iaiá demoraram para encontrar o piloto substituto.

Foto: Alcinéa Cavalcante/Reprodução

Saiba mais sobre a depressão na terceira idade

Médica ensina aos filhos como cuidar de pacientes terminais

Turma da 'melhor idade' curte atividades físicas sem pagar nada em Fortaleza

Preso por maltratar idosos recebia R$ 360 mil de governo

O policial civil e proprietário da Associação Comunitária Tio Paulinho, Paulo César Souza Fonseca, foi preso hoje na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Ele é acusado de manter 66 idosos e deficientes mentais em situação de cárcere e maus tratos. Fonseca alegou que não tinha recursos para oferecer condições melhores aos internos. No entanto, segundo as investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a instituição recebia do governo estadual cerca de R$ 360 mil por ano.

Além disso, Fonseca estaria se apropriando indevidamente de recursos do INSS de alguns idosos. Ele nega a acusação. De acordo com a promotora Ana Rita Nascimento, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do MP-BA, a instituição comandada por Fonseca vinha sendo alvo de denúncias de familiares de antigos internos.

Idosos e deficientes mentais foram encontrados hoje pela polícia nus e sujos de fezes e terra, em 14 cômodos trancados com grades. Os quartos acomodavam até seis pessoas, mas alguns tinham apenas uma cama de concreto, além de sinais de mofo e formigueiros.

As vítimas estão sendo submetidas a exame de corpo de delito para averiguar possíveis agressões relatadas por alguns internos. Em seguida, serão transferidas para a Casa de Repouso Bom Jesus, no bairro de Tubarão, em Salvador, mantida pelas Obras Assistenciais Irmã Dulce.

Câmara dos Deputados cria Fundo Nacional do Idoso

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) a criação do Fundo Nacional do Idoso. O projeto permite que empresas e cidadãos façam deduções no Imposto de Renda de doações feitas ao fundo nacional e também aos estaduais e municipais.

Segundo o autor do projeto, Beto Albuquerque (PSB-RS), o fundo visa financiar atividades previstas no Estatuto do Idoso. “O estatuto foi aprovado sem fundo, sem recursos que permitam viabilizar os direitos dos idosos.”

Poderão receber recursos instituições que estejam vinculadas ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. “O repasse é da mesma forma que já acontece no caso do fundo da criança e do adolescente.”

Greenpeace fez cartazes em que líderes envelhecidos lamentam por não agirem pelo clima



O Greenpeace “envelheceu” os principais líderes mundiais e fez com que eles “pedissem desculpas” por não terem se esforçado o bastante para conter o aquecimento global. As imagens fazem parte de uma campanha da organização para pressionar os países a aceitarem metas ousadas de redução dos gases do efeito-estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), durante reunião da ONU (Organização das Nações Unidas) que começa na próxima segunda-feira (7), em Copenhague, na Dinamarca.

As imagens, que estão em outdoors espalhados pelo aeroporto internacional da cidade, mostram pessoas como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Barack Obama (EUA) e Nicolas Sarkozy (França), o primeiro-ministro Gordon Brown (Reino Unido) e a chanceler Angela Merkel (Alemanha).

Os cartazes contêm a imagem de como esses líderes estariam em 2020 e a frase, em tradução livre: “me desculpem. Nós poderíamos ter contido o catastrófico aquecimento global... Nós não fizemos isso”.

Japão tem cerca de 40 mil pessoas com mais de 100 anos

Idosos sofrem para conseguir vaga em abrigos

Chinesas de 104 anos são as gêmeas mais velhas do mundo

Cao Xiaoqiao e Cao Daquiao vivem na província de Shandong.Segundo o Guiness Book, as irmãs nasceram no ano de 1905.

Do G1, em São Paulo

A chinesas Cao Xiaoqiao e Cao Daquiao, de 104 anos, consideradas as irmãs gêmeas mais velhas do mundo, de acordo com o Guiness Book, o livro dos recordes; as irmãs, que vivem em Weifang, na província de Shandong, nasceram no ano de 1905 (Foto: AFP)