Trabalhando após a aposentadoria: como fazer uma boa escolha?

Trabalhando após a aposentadoria: como fazer uma boa escolha? (© Divulgação)
Próxima
Anterior

Vale considerar, ainda, o mentoring. Quem escolhe esse caminho tem uma atividade semelhante ao consultor, mas com algumas diferenças importantes. O profissional também elabora um plano de ação para as atividades de determinada empresa - o cliente - mas em vez de apenas apresentar e entregar o projeto, ele vai acompanhar o dia a dia da implementação, corrigindo possíveis falhas e erros.
Villela finaliza explicando que essas não são as únicas opções. O profissional deve fazer uma boa pesquisa, considerar os prós e contras e avaliar se realmente tem interesse em desenvolver a atividade. 'Não se deve excluir nenhuma opção; Esse é o momento de transformar o sonho em realidade', pondera.
Ainda vale um cuidado. Optar por caminhos empreendedores, como franquias e pequenos comércios não é tão fácil como aparenta. A taxa média de sucesso dos empreendimentos no Brasil é muito baixa. 'É preciso se especializar muito e conhecer o negócio'. Isso quer dizer que, sem dedicação você poderá simplesmente acabar com tudo que acumulou durante anos de trabalho.