Categoria: Jornal "Noticia G1- 11/06/2008"


De cada 4 idosos internados em hospitais do SUS, um foi agredido


Capitais registraram mais de 60 mil ocorrências desse tipo nas capitais em um ano.Ministério da Saúde lançou guia com orientações para cuidar de pessoas mais velhas.

De cada quatro idosos internados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), um foi agredido. Para tentar diminuir a violência, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (11), o Guia do Cuidador, com dicas de como lidar com as pessoas mais velhas. O livro será distribuído em organizações não-governamentais e hospitais.

Um levantamento feito pela Universidade Católica de Brasília revelou que, em um único ano, foram registradas mais de 60 mil ocorrências de agressão contra idosos nas capitais brasileiras. E, em quase 16 mil ocorrências, os agressores eram da própria família, principalmente filhos e netos.

Noventa e três mil idosos são internados por ano no SUS. Vinte e sete por cento são vítimas de agressões. Os espancamentos e os maus-tratos traumatizam as vítimas, agravam doenças e fragilizam a saúde.

Para o Governo federal, estabelecer mais respeito aos idosos é questão de tempo. "A esperança é que a sociedade toda está envelhecendo. Cada vez mais estamos convivendo com pessoas de 60, 70 e 80 anos, com centenários. A sociedade toda deve se preparar para isso", afirma o coordenador de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luiz Telles.