Modelos com mais de 60 anos ganham dinheiro em comerciais


Só em São Paulo, já são oito agências especializadas em trabalhar com modelos que já deixaram para trás os 60 anos.

Eles trabalham com a beleza. São modelos. O tempo que passa pra eles não é inimigo, e sim aliado. O que muita gente esconde é justamente o que garante para eles essa nova carreira: os cabelos brancos. Só em São Paulo, já são oito agências especializadas em trabalhar com modelos que já deixaram para trás os 60 anos.
Com 78 anos, Leonor de Cilus Mendes que sempre foi dona de casa, agora é modelo fotográfico. Chega a ganhar R$ 3 mil em uma campanha publicitária. Um dinheiro que veio junto com a idade. “Agora esses cachês que a gente ganha também são muito bons, porque ajuda e complementa. Nessa idade onde você vai trabalhar? Não tem mais o que fazer”, diz.
Os cachês ajudam a complementar a aposentadoria do marido, que trabalhava como comerciante, mas Álvaro Mendes, de 70 anos, não está parado. De tanto acompanhar a mulher nas agências, foi convidado a também entrar para a profissão.
“Hoje ele trabalha mais que eu. Ele é mais requisitado quanto eu”, conta Leonor. “É porque eu sou um pouco mais esperto do que ela”, brinca Seu Álvaro.
A seleção de modelos com mais de 60 anos obedece outros critérios. Não existe um estereótipo. Não é preciso ser muito alto, nem muito magro. Para as agências, o mais importante é que os idosos tenham disposição para aguentar um ritmo de trabalho bastante puxado.
Um dia de trabalho pode ter de 10 até 12 horas, como o de qualquer profissional. Mas, diferentemente dos fashionistas, os modelos comerciais não tem um “book” de fotos. São escolhidos pelas agências de acordo com o perfil.
“Nem todos os senhores têm caras de vovôs e de vovós. São dois perfis: são os senhores e as senhoras chiques, para fazer aquelas campanhas de previdência ou banco; e os vovôs e as vovós mesmo, para comercial de família”, explica a booker Juliana Azevedo.
Luiza Maria Gonçalves Vieira e Adauto Sebastião Vieira, ambos de 77 anos, estão mais para esse perfil. Casados há 60 anos, há três entraram para a carreira de modelo. “Eu gosto do meu corpo e gosto da minha disposição”, conta Dona Luiza. “Fico mais ou menos com ciúmes, mas fazer o quê? A gente tem que aguentar as coisas”, brinca Seu Adalto.
Lázara Azevedo, 71, acabou de ser contratada pela mesma agência. É considerada uma “new face”, um rosto novo no mercado. Ela tem se preparado bastante para encarar a nova profissão. “Toda semana vou ao cabeleireiro e arrumo a unha. Eu me cuido bem, do meu corpo, do meu espírito e da minha alma”, revela Dona Lázara.
Se cuidar, se sentir bem e se sentir bonita na terceira idade rende também muitas alegrias. Maria Conceição de Mello tem 68 anos, mas não parece de jeito nenhum. Neste ano ela foi eleita a idosa mais bonita de São Paulo.
“Foram os olhos deles que me viram tão linda e naquele momento eu me senti assim, bonita”, conta Dona Maria, que revela o segredo para se sentir assim: “Eu sou feliz”.
Só uma das agências tem 40 modelos com mais de 60 anos. Eles fazem campanhas publicitárias e também modelam, ou seja, desfilam em passarelas.