A preocupação com o bemestar e com a saúde dos idosos levou a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Sesqv) a criar as Academias da Terceira Idade (ATI) em bairros com grande índice de concentração de pessoas mais velhas.
O projeto, que teve início em 2009 e já instalou academias em bairros como Penha e Anchieta, chegou em dezembro à Ilha do Governador. A região ganhou a primeira ATI no Corredor Esportivo do Moneró. A projeção da prefeitura é chegar a 80 academias no fim de 2012.
Os insulanos também poderão contar em breve com outra academia semelhante no Parque Manuel Bandeira, no Cocotá. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesqv, os aparelhos já foram instalados, mas a inauguração ainda não tem data prevista.
O espaço do Moneró, que recebe cerca de cem pessoas por dia, tem dez módulos de aparelhos, que permitem a prática de exercícios trabalhando de forma conjunta força e flexibilidade.
— Muitos relatam uma melhora significativa de vida. Alguns voltam a ser mais independentes e outros abandonam um possível quadro depressivo — diz Sergio Bernardo, coordenador do projeto das ATI.