Robôs NEC PaPeRo ajudam idosos a se manterem ativos

Não teria mesmo como o resultado ser diferente. O robô desenvolvido pela NEC, PaPeRo, conquistou os idosos no Japão. A empresa de soluções tecnológicas já pesquisa e desenvolve robôs pessoais desde 1997, e, ao que parece, PaPeRo para idosos é mais um sucesso.

A empresa publicou esta semana os resultados de um teste feito em 2010 com um grupo de idosos no Japão. A proposta era ver como seria a interação entre os humanos e os robôs e, de alguma maneira, proporcionar benefícios para o bem-estar dos idosos.

PaPeRo ajuda a manter os idosos em atividade no Japão. (Foto: Divulgação)PaPeRo fala, dança e aconselha. (Foto: Divulgação)

No dia-a-dia, PaPero recebia, eventualmente, informações, via conexão wireless, sobre os hobbys e interesses comuns dos habitantes da cidade e aconselhava seu dono sobre as coisas mais interessantes para se fazer no momento.

Os resultados se mostraram promissores. A pesquisa indicou que os idosos praticaram mais atividades ao ar livre e se tornaram mais sociáveis durante o período em que conviveram com PaPeRo. O robô pesa aproximadamente 6,5 Kg e mede 38,5 cm de altura e 28,2 de largura.

O que PaPeRo pode fazer

PaPeRo reconhece cerca de 200 palavras. Se vocabulário deve aumentar conforme novas funções forem incorporadas. Ele pode discriminar entre e memorizar os rostos de até 30 pessoas. Ao fazer o rastreamento, ele interage sempre olhando para o rosto.

Além disso, ele reage ao toque por meio de nove sensores alocados na cabeça e no corpo. Por exemplo, PaPeRo fica feliz quando você acaricia sua cabeça ou faz cócegas. QuandoPaPeRo não está falando com pessoas, ele se engaja em atividades autônomas, como caminhar ao redor da sala e dançar por conta própria. Usando seus sensores, PaPeRo pode caminhar sem colidir com objetos no chão.

Autonomia

Quando cai o nível da bateria, ele olha para a estação de carga localizada nas costas por si só. No momento em que a bateria está carregada, PaPeRo sai da estação de carregamento sozinho. PaPeRo é capaz de dançar, fazer mímica (aspirador, panela, macarrão, motocicleta, bicicleta, bunny hop, alienígena, etc), enigmas, quizzes, adivinhação e outros.

Quando você deixa uma mensagem para uma determinada pessoa, PaPeRo transmite o recado quando a reconhece. Você pode pedir para PaPeRo fazer algo de um lugar remoto através do computador, celular ou rede sem fio, como dançar, cumprimentar e comunicar mensagens.

Via: AkihabaraNews


Fonte: http://www.techtudo.com.br/lancamentos/noticia/2011/02/robos-nec-papero-ajudam-idosos-se-manterem-ativos.html