Categoria: Internet "Idosos sofrem mais de hipertensão nos meses de frio"


Os idosos têm maior pressão sanguínea e sofrem mais hipertensão nos meses mais frios do que nas épocas mais quentes, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista americana Archives of Internal Medicine.

Na pesquisa, uma equipe do Instituto Nacional da Saúde e da Investigação Médica de Paris explica que os idosos são especialmente suscetíveis às variações de pressão sanguínea relacionadas com a temperatura do ambiente.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram a relação entre pressão sanguínea e temperatura, após medir essa variável em 8.801 indivíduos com 65 ou mais anos, e obter a informação meteorológica durante os dias em que as medições foram feitas.

A pressão sistólica e a diastólica mudaram em cada estação, mas também variaram em função das temperaturas de cada dia: no inverno, a pressão sistólica foi 5 milímetros de mercúrio mais alta que no verão, em média.

Os pesquisadores detectaram hipertensão (a partir de 160 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e de 95 milímetros da diastólica) em 33,4% dos participantes no inverno e em 23,8% dos indivíduos no verão. Os cientistas, no entanto, desconhecem os mecanismos que poderiam explicar a relação entre pressão sanguínea e temperatura.

Apesar disso, sabem que o sistema nervoso simpático se ativa e libera o hormônio catecolamina em resposta às baixas temperaturas, o que, acreditam os cientistas, poderia aumentar a pressão sanguínea, acelerando a velocidade das batidas do coração e diminuindo a capacidade de resposta dos vasos sanguíneos.