Categoria: Video "Maioria das quedas dos idosos pode ser evitada"


Uma pesquisa revela: 55% das quedas de pessoas idosas poderiam ser evitadas. As armadilhas que causam o tombo podem ser desde um tapete em casa aos buracos dos passeios.

Olhando pra baixo. Assim dona Laura aprendeu a desviar dos buracos na calçada. Para quem tem dificuldades de andar, um pequeno desnível no chão vira uma armadilha.

Entre uma ida e outra ao centro da capital, dona Eunice, de 79 anos, descobriu que a bengala pode ajudar também a conter os motoristas mais apressados.

Os idosos enfrentam outro problema. Na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo, no centro, passo acelerado. O sinal verde para quem anda a pé dura 11 segundos. É o tempo que seu Hugo tem para chegar ao outro lado da rua.

Segundo os especialistas, os idosos perdem o equilíbrio com mais facilidade e muitos não têm o reflexo necessário para proteger o rosto na hora da queda. A parte do corpo mais vulnerável, de acordo com uma cirurgiã traumatologista.

A quantidade de idosos que chegavam com fraturas no rosto ao Pronto-Socorro do Hospital João XXIII chamou a atenção de uma equipe de cirurgiões, que fez um levantamento. O resultado surpreendeu os especialistas: 55% dos casos eram quedas que poderiam facilmente ter sido evitadas.

A pesquisa foi realizada por equipes de cirurgiões em traumatologia facial dos hospitais João XXIII e Maria Amélia Lins.