As eleições de 5 de outubro de 2008 superaram recordes na história política nacional. Um deles foi à reeleição de Susumo Itimura, candidato pelo PSDB, o “Prefeito mais idoso eleito no Brasil” que, aos 90 anos, cumpre o seu quinto mandato em Uraí, cidade de 11 mil habitantes do interior do Paraná.

Os outros três candidatos a prefeito de Uraí eram até 54 anos mais novos que Itimura. Ele venceu com 2.222 votos, o que corresponde a 49,29% da população, enquanto o segundo colocado, Donizete do Posto de Saúde, do PTC, teve 559 votos, apenas 12,40%. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, dos 783 candidatos com idade superior a 65 anos, 205 foram eleitos em todo o País. A diferença entre Itimura e o prefeito mais novo é de 70 anos.

O prefeito mais idoso do Brasil diz que a idade não atrapalha seu desempenho e que conseguirá manter o ritmo por mais quatro anos, "se Deus der saúde". "Às vezes, o velho tem a cabeça melhor do que o novo", comenta. Para este mandato, seu maior projeto é estruturar indústrias no município.

Redação: RankBrasil