Categoria: Internet "Ginástica para idosos reproduz movimentos do dia-a-dia"


Exercícios físicos são importantes em qualquer fase da vida, mas quando o assunto é qualidade de vida entre os idosos, atividades regulares podem ser um grande diferencial para garantir o bem-estar e a saúde. A chamada ginástica multifuncional, conjugada a exercícios em bicicletas e esteiras, é uma aliada da terceira idade para manter o condicionamento físico e o fortalecimento muscular. “São exercícios que reproduzem os movimentos feitos no dia-a-dia, como levantar, sentar ou ficar nas pontas dos pés, por exemplo, mas com pesos e cargas compatíveis à condição de cada idoso”, afirma Christina Bombonato, monitora de esportes do Sesc Santana, em São Paulo, que oferece atividades gratuitas para idosos.
saiba mais

Habilidades como o equilíbrio e a coordenação motora são, de acordo com Christina, as mais trabalhadas pela ginástica multifuncional. “Muitas vezes os médicos indicam a hidroginástica para todos os idosos, mas se esquecem de checar se o idoso gosta de água e se sente bem com essa atividade”, afirma a monitora. Christina alerta, no entanto, que a hidroginástica trabalha a resistência muscular do idoso e a capacidade aeróbica, além de evitar lesões por não ter impacto.

Benefícios
Exercícios de alongamento e esportes adaptados também são uma ótima forma de praticar atividades físicas. A monitora lembra, porém, que o idoso deve consultar um médico antes de escolher qual a atividade mais adequada para praticar. Em caso de lesões ou deficiências específicas, é possível adaptar exercícios sem causar riscos à saúde.

"Exercícios físicos são muito importantes e podem melhorar muito a circulação e o fortalecimento muscular do idoso, mas é fundamental saber que exercícios não resolvem todos os problemas", diz o geriatra Clineu Almada Filho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).E como distrair a mente e estimular o desenvolvimento intelectual também é importante para se manter ativo, o Sesc oferece aulas gratuitas de informática e internet para idosos. Os alunos podem optar por participar de turmas exclusivas para idosos ou turmas com outras faixas etárias. “Todas essas atividades têm forte influência na auto-estima do idoso, por conta dos ganhos de resistência e de força que proporcionam. Ele passa a conseguir fazer mais coisas, subir escadas com mais facilidade, fica mais feliz, mais sociável, se sente mais capaz. Tudo isso é muito importante”, diz Christina. A atividade pode trazer também benefícios à saúde porque favorece o fluxo de sangue pelo corpo e fortalece o coração.

Na programação especial do Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º), o Sesc Santana oferece, além de palestras, oficinas e atividades físicas convencionais, um baile comemorativo para a terceira idade. Outras unidades do Sesc também realizam atividades para incentivar o desenvolvimento do idoso. As programações podem ser encontradas no site de cada unidade.