Categoria: Internet "Eleitor de 85 anos disputa 1º lugar na fila há 30 anos"

Um eleitor de 85 anos cumpre a mesma rotina em dias de eleições há mais de 30 anos: ele acorda ainda de madrugada para garantir o primeiro lugar na fila em um colégio na região central de Florianópolis.

O aposentado Aldo Sell garante ter sido o primeiro eleitor a usar uma urna eletrônica no Brasil, em 1996. Na primeira eleição em que equipamento foi utilizado, ele participou da solenidade do Tribunal Regional Eleitoral e acabou sendo o primeiro a utilizá-la. "Se não for o primeiro a votar, não tem graça", garante ele.

Este ano, apesar de enfrentar o mau tempo e chegar as 6h40 diante sua seção eleitoral, ele acabou perdendo o primeiro lugar da fila para a amiga Irmã Jandira, que não revela a idade e disputa com ele o primeiro lugar há pelo menos duas décadas. "Eu sou o primeiro em nove a cada dez eleições", diz Sell. "Ele só votou na urna eletrônica antes de mim porque eu deixei", rebateu a religiosa."

Depois de votar em menos de um minuto, o assíduo eleitor disse ter cumprido o seu dever, apesar de não ser obrigado a comparecer a uma sessão eleitoral.

Ele destacou que pretende votar sempre e mandou um recado aos eleitores mais jovens. "Enquanto eu puder me locomover e tiver saúde serei o primeiro a votar", garante. "Seria bom que os jovens fizessem isso e acompanhassem o que falam e fazem os candidatos", pediu.