Tai chi chuan e treino de equilíbrio foram testados por americanos.Ambos os enfoques funcionam, com ligeira vantagem do segundo.
As quedas estão entre os riscos que os idosos correm e trazem conseqüências graves e um alto custo para a estrutura de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das pessoas com mais de 65 anos sofrem uma queda a cada ano. Dessas pessoas que caem, um terço ficará com sua mobilidade e independência comprometida e aumentará seu risco de falecer prematuramente.
As estratégias de prevenção de quedas em idosos passam a ser uma importante ferramenta de saúde, diminuindo não só o numero de quedas como também evitando sua repetição. Os programas de prevenção vêm utilizando métodos como treino de equilíbrio e nos últimos anos, o tai chi chuan, para melhorar a qualidade de vida dos idosos. O que não havia sido esclarecido é qual dos métodos é mais eficiente, a milenar arte marcial chinesa ou o treino tradicional de força e equilíbrio. Pesquisadores do estado de Michigan avaliaram o impacto dos dois métodos em um grupo de cerca de 200 idosos. Divididos em dois grupos iguais, eles participaram de dez semanas de treinamento em aulas de tai chi chuan ou treinos de equilíbrio. Os resultados finais mostraram que os dois métodos são eficientes na melhora do equilíbrio dos idosos e são capazes de ajudar a prevenir as quedas. O grupo de treinamento de equilíbrio mostrou discreta superioridade na capacidade de marcha e na largura do passo. O importante é que o idoso se mantenha ativo e principalmente previna os problemas mantendo uma vida ativa e a prática de exercícios desde a juventude.