Mulher de 103 anos esperou cinco dias para conseguir vaga em UTI (Foto: Antonio Queirós/Correio)
A idosa de 103 anos que ficou cinco dias esperando vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Presidente Tancredo Neves (BA) morreu na madrugada desta quinta-feira (13). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a ex-cozinheira Anália Rodrigues de Jesus morreu em consequência de embolia pulmonar e pneumonia.
Anália morava com a filha, de 68 anos, e recebeu os primeiros cuidados antes de deixar sua casa. Quando chegou ao Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo, a paciente foi acomodada em uma maca de 40 centímetros de largura, dentro de uma sala de reanimação. Ela precisava de uma vaga na UTI para tratamento de problemas respiratórios.
A chefe administrativa do posto, Adriana Barreto, disse que o local deveria servir apenas para atendimento de urgência. O centro de saúde informou que, desde o dia do internamento, fez contatos diários com a Central de Regulação de Leitos da secretaria. Ela foi transferida na noite de terça-feira (16), para Hospital Octávio Mangabeira, em Salvador, mas não resistiu.