Livro será distribuído nas entidades envolvidas no projeto (Foto: Divulgação) ::
Para conscientizar os idosos sobre seus direitos, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade Unati), em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública do estado lançaram a Cartilha do Idoso – Acessibilidade e Atendimento Prioritário à Pessoa Idosa. A publicação reúne informações valiosas sobre os direitos dos maiores de 65 anos previstos em lei.
Atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados - como os de saúde, bancos, casas de shows, teatros, transporte urbano - e em serviços do judiciário, como a tramitação de processos, estão entre os itens da cartilha, que também dá dicas sobre como prevenir quedas e oferece esclarecimento sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), valor pago a idosos com deficiência que estejam inabilitados à vida independente.
“Esta é a terceira cartilha. A primeira foi sobre violência; a segunda, sobre procedimentos bancários; e agora temos esta, a primeira em parceria com o Ministério Público. Nossa proposta é criar um instrumento educativo para o idoso. Há ilustrações, textos simples. A ideia é fazer com que a terceira idade tenha conhecimento sobre seus direitos, sobre as leis”, explicou a coordenadora de projetos de extensão da Unati, Sandra Rabello de Frias.
Nesta primeira etapa serão quatro mil cartilhas. A distribuição será feita na Unati, na Secretaria de Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio, no núcleo da Defensoria Pública dedicado ao idoso, no Ministério Público e na Delegacia do Idoso. Mais informações no site www.unati.uerj.br ou pelos telefones 2334-0053, 2334-0131, 2334-0168 e 2334.0604.