Projeto auxilia idosos a melhorar a qualidade de vida com bons hábitos alimentares


Projeto auxilia idosos a melhorar a qualidade de vida com bons hábitos alimentares

Foto: Studio Milton Dória
Os encontros em grupo acontecem a cada 15 dias e os participantes têm aulas práticas para aprender a cozinhar pratos saudáveis

A terceira idade é comumente chamada de melhor idade mas, para desfrutar dessa fase com qualidade de vida, os idosos precisam ter diversos cuidados com a saúde e os hábitos do dia a dia.

Para auxiliar esses idosos, a nutricionista e professora universitária Aline Menezes Tiburcio desenvolveu o Projeto Ambulatorial Geriátrico na Clínica de Nutrição da Unopar e, juntamente com as alunas do 3º ano de nutrição Ana Cláudia Correa e Lorena Coelho, busca a constante melhora dos hábitos alimentares dos participantes.

Como funciona

O projeto teve início em março desse ano e conta com atendimentos individuais e em grupo aos idosos, visando a melhoria de sua qualidade de vida. “Primeiro realizamos um atendimento individual, como se fosse uma triagem, para conhecer esse idoso, como são seus hábitos alimentares, se tem ou não doenças crônicas”, explica Aline.

Logo que o idoso entra para o projeto, também são feitos diversos exames laboratoriais, como nível de glicose, colesterol e triglicerídeo. Esses exames serão repetidos ao fim do programa, para verificar se houve melhora..

Já os encontros em grupo acontecem a cada 15 dias e cada um deles conta com um tema de interesse para a terceira idade. “Já tivemos grupos sobre hipertensão e diabetes, por exemplo, porque às vezes o médico diz ao idoso que ele tem uma doença crônica, mas ele nem sabe o que é ou como a alimentação correta pode ajudar”, aponta a nutricionista.

Além disso, os idosos participaram da primeira aula prática do projeto no fim de setembro onde aprenderam a cozinhar diversos pratos saudáveis, que são ótimos para auxiliar na melhora da alimentação.

No cardápio estavam arroz e pão integral, lasanha de berinjela, bolo de maçã com adoçante, torta de legumes e ainda o chamado sal verde, feito com sal grosso, gergelim e ervas desidratadas - ideal para substituir o sal comum, principalmente para quem é hipertenso.

Resultados

Seu José Laércio Lima está prestes a completar 60 anos e chegou ao projeto com um quadro de hipertensão, diabetes, doença cardíaca e reumatismo. Com as orientações da nutricionista está mudando seus hábitos.

“Estou aprendendo a me alimentar e me sinto bem. Quando cheguei aqui estava meio derrubado, agora estou melhor. Só não venho mais vezes porque não tem”, alegra-se ele.
Já dona Alzira Geronutt de Brito, 65 anos, não tem doenças crônicas, mas tem o colesterol ruim bastante alto. Com a entrada no programa, ela também está buscando a reeducação alimentar.

“Estou tentando comer melhor para emagrecer. Também faço exercícios e meu colesterol já baixou bastante”, orgulha-se.

Saiba como participar

O projeto é gratuito e aberto a toda a comunidade de idosos com mais de 60 anos, com doenças crônicas ou não.

Para participar, basta entrar em contato com a Clínica de Nutrição da Unopar e mostrar interesse em fazer parte do Projeto Ambulatorial Geriátrico. O telefone da clínica é o (43) 3371-7775.

Serviço
Projeto Ambulatorial Geriátrico - Clínica de Nutrição Unopar
Telefone: (43) 3371-7775

Texto: Máxima Comunicação/Marina Ferezim
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo fone 3339-7199