Terceira Idade // O verdadeiro símbolo do Natal

Kleber Nunes // Especial para o Diario

Edição de domingo, 19 de dezembro de 2010

O Natal é um período de reflexão. Também de alegria, de dar e receber presentes. Porém, para a aposentada Hosana Anunciada Araújo de Oliveira, 69 anos, a data é mais do que montar a árvore, colocar pisca-piscas. Para ela, ´o Natal é um período de preparar o coração para o nascimento do filho de Deus`. E toda decoração é apenas para lembrar as pessoas do verdadeiro homenageado, Jesus. Católica desde criança, Hosana Oliveira faz questão de se reunir com os filhos e amigos para rezar, especialmente, nos nove dias que antecedem à festividade. A novena é rezada todos os anos junto com o grupo Evangelização 2000 da Paróquia da Torre, do qual faz parte.

Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press

A aposentada faz questão de recebê-los em casa. ´É importantíssimo trazer os amigos e os parentes para rezar em casa. Afinal de contas, o nascimento de Jesus representa a união entre as pessoas`, diz. Essa preocupação de preparar a casa e a alma para o Natal ela adquiriu ainda criança. Órfã de mãe desde os 2 anos de idade, Hosana Oliveira recorda que, durante a infância, seu pai, tios e avós, enfeitavam a casa simples no município de Lajedo, no Agreste pernambucano, mas não esqueciam dos momentos de oração. ´Minha família me ensinou que o Natal não é uma festa qualquer, onde só tem comida, bebida e troca de presentes. É a época de comemorar o nascimento do filho de Deus. E isso é o mais importante. Por isso temos que preparar a casa e o coração`, afirma.

Hosana recorda que ainda jovem, aos 22 anos, a necessidade de trabalhar a levou para São Paulo. Lá, trabalhou como empregada doméstica e se casou. Depois de sete anos veio morar no Recife. ´Não me adaptei ao clima de lá, comecei a ter muitos problemas de saúde, então o médico me aconselhou a voltar. Meu marido conseguiu um emprego numa fábrica que tinha no bairro da Torre e eu de empregada doméstica e costureira. Viemos para cá com nossos três filhos. Moro aqui há 30 anos`, contou. Mesmo morando em São Paulo e depois tendo que voltar ao Recife, dona Hosana garante que nunca abriumão de enfeitar a casa e se preparar para o Natal.

E para cada objeto natalino atribui um significado. ´As luzes representam o Espírito Santo, que gerou Jesus em Maria, então a casa tem que estar muito iluminada. É sinal que ali habita o Espírito de Deus. A árvore com muitos enfeites significa que nos dedicamos na arrumação para receber Jesus`, explica. Um canto da casa que ela cuida com muito carinho é o altar. Montado no terraço durante todo o mês de dezembro, recebe flores e velas entre as imagens dos santos. ´O altar é um pedacinho do céu, enfeitá-lo nos faz lembrar que os santos também estão em festa`.

Viúva há três anos, mantém a tradição familiar, passando esse legado para os três filhos e os sete netos. ´Ela faz questão de muitas luzes, de montar a árvore, colocar guirlandas. Sempre deixa tudo enfeitado e colorido. E quer que nós façamos o mesmo. Minha mãe nos ensinou que uma casa bem decorada para o Natal é sinal de que a família está feliz com a chegada de Jesus. E concordo com ela, por isso façoquestão de ajudá-la em cada detalhe`, diz, Luzineide de Oliveira, 39, filha da aposentada.

Hosana Oliveira vai à missa quase todos os dias. É sempre uma das primeiras a chegar. E na noite de Natal, não poderia ser diferente. Faz questão de participar da tradicional Missa do Galo celebrada na Praça da Torre, junto com a família. Ela garante que se prepara o ano todo para a celebração. ´É o momento do ano mais lindo para mim. É quando enfim, Jesus nasce e nós renascemos. Espero ansiosa por essa missa`, afirma.