“É uma iniciativa muito interessante, a cidade está de parabéns”, disse Manoel, que é vigilante noturno e ouviu de dona Doroti dos Prazeres, 66 anos, alguns conselhos básicos para quem dirige um veículo. “Olha, meu filho, tem que andar sempre com cuidado, prestar muita atenção, dar preferência pro pedestre e nunca parar na faixa de pedestre”, aconselhou dona Doroti. “Assim vamos ter um trânsito melhor pra todos, não é mesmo?”, disse ela, com o que Manoel concordou plenamente. “É verdade, pode deixar que vou prestar mais atenção ainda”, afirmou o rapaz ao se despedir.
“É uma maravilha ficar aqui, participando, ajudando, por mim faria isso mais vezes”, afirmou seu Alfredo Dobrychtdt, 70 anos, um dos idosos que participam da abordagens, antes de uma sonora gargalhada ao reconhecer no motorista que ouvia seus conselhos, um vizinho de porta e velho amigo.
“É isso mesmo, estamos aqui trabalhando com os agentes de trânsito”, explicou ao vizinho. “Quando mais gente participar melhor. E contamos com você, hein?", afirmou.
Dona Doroti e seu Alfredo são dois dos “agentes” de trânsito da terceira idade que fazem parte de um programa voltado a melhorar a segurança do idoso no trânsito. No final de outubro, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a Urbs realizou um ciclo de palestras em todas as Administrações Regionais que contaram com a participação de quase 1,1 mil idosos.
Destes, cem idosos estão participando, voluntariamente, de abordagens educativas no trânsito. A programação, iniciada no dia 29 de novembro prevê, até 15 de dezembro, abordagens educativas em todas as Regionais. O resultado está sendo tão positivo que já se estuda a possibilidade de participação de idosos na programação de abordagens feitas na volta ás aulas.
Camiseta e boné - Nas abordagens, agentes de trânsito separam uma faixa de trânsito por cones e parte do efetivo, que fica perfilado, garantindo a segurança dos idosos. Uniformizados com camisetas e bonés da campanha de respeito à faixa de pedestre, os idosos conversam com os motoristas e entregam adesivos e folhetos informativos.
“Bom dia e muito obrigado”, disse o motorista de táxi Isauri Santos, ao receber o adesivo das mãos de um dos idosos que nesta semana estava na rua Tenente Francisco. “Com certeza o trabalho que vocês estão fazendo é muito importante e atrai a atenção dos motoristas”, disse ele. Com 70 anos, Seu Emílio Simão, que atua nas abordagens, resume as vantagens de estar nas ruas da cidade:
“Temos toda a segurança dos agentes de trânsito. Estamos aqui num grupo de amigos, nos movimentando, participando, o que é muito bom para todo mundo. Nós estamos fazendo uma coisa útil, importante. E os motoristas estão ouvindo dicas de segurança que podem ajudar a melhorar o trâsito. Então, é bom para todos, não é?”, diz ele, pedindo licença para rapidamente conversar com mais um motorista.
Serviço:
Próximas abordagens educativas com participação de idosos. A programação acontece das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30 e pode ser cancelada em caso de chuva:
Segunda-feira, 6
Rua Itacolomi próximo à Escola Municipal Papa João XXIII. - Portão
Terça-feira, 7
Avenida Nossa Senhora da Luz próximo à caixa de água - Alto da XV.
Quarta-feira, 8
Via Vêneto entre Rua Marcos Mocelin e Rua Santa Bertila Boscardin
Santa Felicidade
Quinta-feira, 9
Rua Jovino do Rosário perto da Marcelino Nogueira - Boa Vista
Sexta-feira, 10
Rua João Rodrigues Pinheiro com Rua Otávio Saldanha Mazza. - Pinheirinho
Segunda-feira, 13
Rua Tijucas do Sul entre Rua Nova Aurora e Rua Ourizona. – Bairro Novo
Terça-feira, 14
Rua Manoel Valdomiro de Macedo próximo à Rua da Cidadania – CIC
Quarta-feira, 15
Rua Jovino do Rosário perto da Rua Marcelino Nogueira - Boa Vista