Eder Jofre receberá homenagem do COB durante Prêmio Brasil Olímpico


O ex-pugilista Eder Jofre, que no mês passado comemorou os 50 anos do primeiro título mundial brasileiro no boxe, será homenageado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A celebração acontecerá no próximo dia 20, durante o Prêmio Brasil Olímpico.
O troféu, que leva o nome do bicampeão olímpico no salto triplo, é oferecido desde 2001 às personalidades do esporte que carregam consigo valores de esportividade, companheirismo, sentido de coletividade e respeito ao próximo, entre outros.
“Agradeço o reconhecimento que o COB está me proporcionando, demonstrando a importância dos grandes campeões do esporte brasileiro. Fico extremamente emocionado com esta homenagem e satisfeito por ter minhas conquistas lembradas e celebradas até hoje”, afirmou o ex-pugilista que conquistou o primeiro título mundial do Brasil no boxe 50 anos atrás, contra o mexicano Eloy Sanchez.

Após o título mundial em 1960, Jofre manteve o cinturão por cinco anos. Em 1973, três anos antes de se aposentar aos 40 anos, foi campeão dos penas. Em 1990, o ex-pugilista foi incluído no Hall da Fama do boxe mundial.Filho de um boxeador, Jofre teve no pai o principal incentivador no esporte e primeiro treinador. Como amador, Eder Jofre conquistou todos os títulos possíveis, tornando-se profissional em 1957, ano em que foi também campeão brasileiro.
Antes de Jofre, outros esportistas foram homenageados com o prêmio desde 2001: Nelson Prudêncio (atletismo), João Gonçalves Filho (natação e pólo aquático), Amaury Pasos (basquete), Maria Lenk (natação), Agberto Guimarães (atletismo), Aída dos Santos (atletismo), André Richer (remo), João Havelange (nação e pólo aquático) e Joaquim Cruz (atletismo).
Fonte: UOL Esporte