Categroria: Video "Choque de gerações, e de tecnologia"

Um choque de gerações. Quando se trata de informática, Gustavo Rodrigues, de 5 anos, parece um veterano perto da avó, a aposentada Maria Thereza Teixeira de Castro, de 69 anos. Neste caso, é “vovó Thereza” quem ainda engatinha. Desde os 3 anos de idade, Gustavo liga, brinca e faz até pesquisas no computador. Já Maria Thereza, diz que só se aproxima do equipamento quando o neto esta por perto. “Já me convidaram para fazer um curso, mas estou tentando aprender com o pessoal aqui em casa: com minha filha, até mesmo com meu neto, que me ensina a mexer no computador. E eu vou aprender, porque a gente precisa”, conta Maria Thereza. Gustavo bem que tenta ajudar a avó. “Ela não sabe quase nada”, diz ele, com absoluto domínio da nova tecnologia. Na casa da família Rodrigues, o interesse pelo mundo digital começa cada vez mais cedo. A constatação é da mãe de Gustavo. Ela conta que Guilherme, de um ano e meio, o filho caçula, já está fascinado por teclados, mouses e imagens. Na casa de dona Odelita Vasconcelos e Seu Arnaldo, o computador, agora, tem lugar de destaque. Casados há quase 60 anos, os dois têm uma nova meta: aprender a navegar na internet. Há dois meses, eles são alunos de um curso de informática. “É muito difícil mexer no computador, porque o idoso é mais lento para aprender, já que os neurônios estão adormecendo”, conclui, com muito bom humor, Dona Odelita.