Categoria: Internet "Como retardar o envelhecimento através da alimentação saudável"

Como retardar o envelhecimento através da alimentação saudável Os cuidados e alimentos certos para manter-se jovem de acordo com as diferenças de metabolismo de uma pessoa de 40, 50, 60 e 70 anos Por Anke Nolte

Grande parte da população só percebe o processo de envelhecimento após os 30 anos. Depois disso, fica mais fácil notar os sinais que o tempo vem deixando. É claro que a rapidez com que envelhecemos é, em parte, influenciada por nossa genética. Mas o estilo de vida que levamos também é um fator muito determinante. Você tem certeza que mantém uma dieta saudável, ou sua alimentação é basicamente composta por carnes gordurosas e fast food? Você pratica atividades físicas regularmente?


Somente através de uma
alimentação balanceada e atividades físicas é que você manterá a boa forma e retardará o processo de envelhecimento. Um estilo de vida saudável é mais importante e determinante para envelhecer com saúde do que qualquer outro fator.


A alimentação ideal para envelhecer com saúde e prevenir doenças

Jovem após os 40 anos


“Até eu fazer 40 anos, podia comer duas barras de chocolate por dia e mesmo assim continuava magra. Então, de repente, tudo mudou. Rugas nos olhos, os primeiros cabelos brancos...” conta Karin Jachmann, 43.

Para a medicina,
o processo de envelhecimento se inicia aos 40 anos, mais ou menos. A massa muscular começa a diminuir, os tecidos gordurosos aumentam e o metabolismo torna-se mais lento aos poucos. Ou seja, existem razões biológicas que explicam por que aumentamos de peso na meia-idade. “A partir do trigésimo ano de vida, a taxa metabólica basal diminui em cerca de 2% a cada dez anos, explica a Dra. Stephanie Lesser, nutricionista da Universidade de Bonn, Alemanha. Por isso, especialistas recomendam que você, ao atingir essa idade, adapte seu consumo de energia. Mas isso não significa que vai precisar fazer dieta.


A
Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) afirma que os melhores alimentos são os integrais, as frutas, os legumes e as verduras.
No café-da-manhã coma cereais integrais com leite e uma maçã. O almoço deve ser composto de legumes ou de uma salada, além de batatas, arroz integral ou macarrão integral. E lembre-se: pães integrais não precisam ser cheios de grãos. “Alimentos como esses são ricos em vitaminas, minerais e fibras”, explica a Dra. Stephanie. Além disso, em geral, eles são bem mais gostosos do que as alternativas menos saudáveis.

Talvez seu trabalho, sua família e os momentos de lazer deixem você sem tempo para passar horas na cozinha. Mas as
refeições rápidas também podem ser saudáveis. Prefira os alimentos congelados. Em geral, eles têm mais vitaminas do que os enlatados. Acrescente ingredientes como tomates frescos ou páprica para incrementar o sabor de massas e pizza. E sempre faça uma bela salada para acompanhar. Se quiser beneficiar o cabelo e a pele, inclua em alimentação itens que contenham vitaminas do complexo B, zinco e selênio. Batatas, bananas, peixes e leguminosas estão entre eles.

Beba menos álcool.
Alguns médicos dizem que pequenas quantidades podem ajudar a prevenir doenças do coração, mas isso não está comprovado. O que já se sabe é que bebidas destiladas engordam. Um grama de álcool tem sete calorias, quase tanto quanto a gordura, que tem nove calorias por grama.

Receita para não envelhecer após os 40 anos:
• Introduza na sua alimentação produtos integrais, frutas, legumes e verduras
• Reduza o consumo de álcool
• Pratique atividades físicas regularmente.

Jovem após os 50 anos
Regina Weps, 51 anos, vai à academia duas vezes por semana e pesa três quilos a menos do que quando era mais jovem. Mas muitas pessoas da idade dela ficam insatisfeitas quando sobem na balança, pois o peso só aumenta.

O aumento de peso só tem relação com o envelhecimento?


De jeito nenhum!
No Brasil, 40% da população sofre com o excesso de peso, que, na terceira idade, se torna mais perigoso. Segundo o Ministério da Saúde, as conseqüências do excesso de peso matam 80 mil pessoas por ano. Além do aumento na ingestão calórica, a falta de atividades físicas acarreta aumento do peso corporal, exacerbando a diminuição da massa muscular que já ocorre no idoso.

Ou seja, já está mais do que na hora de você se prevenir de doenças crônicas com uma alimentação saudável e ter um controle do seu peso mais rigoroso.

O nível de gordura no sangue é um fator crucial. Ele é em grande parte determinado pelo que você come. Os ácidos graxos saturados aumentam esse nível de gordura, em especial a concentração do colesterol LDL (o colesterol ruim), e podem causar arteriosclerose. Portanto, para o bem de seu sistema cardiovascular, coma menos ácidos graxos saturados. Os ácidos graxos são encontrados principalmente na gordura animal, em algumas carnes e laticínios, assim como em biscoitos e chocolates.

Na hora de fazer um sanduíche, por exemplo, prefira presunto, peito de peru ou carnes cozidas, pois têm menos gordura. Ou use coalhada temperada com ervas para variar um pouco. Peça ao funcionário do supermercado que corte o queijo e a carne em fatias bem finas.

Coma menos ovos – três por semana são o limite (e isso inclui os ovos usados nas massas). Coma peixe uma ou duas vezes por semana. “Salmão, cavalinha e arenque são ricos em ácidos graxos ômega-3”, explica Teresa Cristina Labanca, coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Balbino , no Rio de Janeiro. Ácidos graxos ômega-3 são uma excelente maneira de prevenir problemas cardiovasculares.” O mesmo acontece com óleos vegetais, como o de soja e o de nozes, que podem servir para cozinhar carne, peixe e legumes.


O impacto da sua alimentação em sua estrutura óssea

As mulheres precisam ser particularmente cuidadosas com isso. “
Os níveis de estrogênio caem durante a menopausa, o que pode levar à osteoporose, lembra a Dra. Stephanie. “Para se prevenir, coma alimentos com muito cálcio e pratique atividades físicas.” O cálcio é encontrado em alimentos como leite, iogurte, coalhada e queijo (quanto mais duro for o queijo, mais cálcio ele contém), assim como em brócolis, repolho crespo, beterraba, acelga e nas nozes. Acompanhe tudo isso com uma bebida à base de soja, que é rica em cálcio, e você vai estar se alimentando corretamente.

A vitamina D facilita a captação de cálcio. Por isso, inclua em sua alimentação peixes, cogumelos e leite – e saia ao ar livre, pois a influência dos raios ultravioleta faz com que a vitamina D se forme na pele, mesmo que o dia não esteja ensolarado. Uma porção extra de fibras, presente em produtos integrais, legumes, frutas e verduras, faz bem à digestão e previne o câncer de cólon.

Receita para não envelhecer após os 50 anos:
• Controle seu nível de colesterol comendo menos carne, manteiga e ovos, e mais peixes.
• Aumente sua ingestão de cálcio comendo laticínios com baixo teor de gordura, vegetais folhosos e tomando leite e bebidas à base de soja.


Fonte: Site www.selecoes.com.br