Categoria: Internet "Idosos são mais vulneráveis ao calor"



Assim como as crianças, os idosos são mais suscetíveis às altas temperaturas desta época do ano, pois seu organismo não revela quando está com sede. Por isso, algumas precauções são importantes para passar o verão com boa disposição e sem perder a saúde, pois o calor pode acarretar problemas como desidratações, quedas bruscas de pressão, distúrbios alimentares e infecções respiratórias. Os cuidados são simples e devem ser adotados no dia-a-dia:

Hidrate-se - Um dos riscos é a desidratação, até porque uma das características dos idosos é que perdem a capacidade de sentir sede. Por isso, mesmo sem vontade, as pessoas de mais idade devem obrigar-se a beber muito líquido. A desidratação é a perda excessiva de água do organismo, provocando também a perda de sais minerais e nutrientes. Essa perda pode ocorrer pelo vômito, diarréia, uso de diuréticos, calor excessivo, febre e redução da ingestão de água por qualquer razão.  Doenças como o diabetes e as enterocolites também podem levar à desidratação devido à grande perda de líquido. Um bom termômetro para saber como anda seu corpo é olhar a cor da urina: se ela estiver escura, a pessoa pode estar em processo de desidratação.

Fique de olho na pressão - Outro efeito das altas temperaturas é a dilatação dos vasos sanguíneos. Para melhorar a transferência de calor em dias quentes, o sangue vai mais para a periferia do corpo, ajudando no resfriamento, o que pode resultar em queda da pressão. As pessoas que tomam remédios vasodilatadores por causa da hipertensão têm maior risco de passar mal com uma queda brusca de pressão.

Roupas - Prefira roupas de fibras naturais, como o linho e o algodão. Esses tipos de tecidos não se colam ao corpo com a transpiração, permitindo que a pele respire melhor. Além disso, a própria textura dá uma sensação de maior bem-estar, o que ajuda a suportar melhor as altas temperaturas.

Pele - O banho quente retira a camada de gordura natural da pele, por isso o recomendável é que a temperatura da água oscile entre fria e morna. Além disso, devem redobrar os cuidados com a pele, passando hidratante várias vezes ao dia. É que com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada, o que acentua coceiras, vermelhidão e descamações.

Evitar exposição prolongada ao sol - Além do uso de protetor solar, chapéu e outros cuidados, os idosos devem evitar a exposição solar por muito tempo e em horários de sol a pino, para evitar mal-estar e oscilações na pressão arterial.

Alimentação - O grande vilão nesta época é a diarréia, provocada pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados. O idoso, principalmente, deve comer muita salada, frutas, comida com pouco sal e alimentos considerados leves.

Ar-condicionado - A falta de manutenção do aparelho e as oscilações bruscas de temperatura podem transformar o aparelho em um perigo para saúde. Manter janelas abertas e circuladores de ar são opções eficientes para combater o calor no ambiente.