Categoria: Internet "QUEM ENVELHECE MELHOR: O HOMEM OU A MULHER?"

Do site: www.cuidardeidosos.com.br

por Márcio Borges
Caros amigos,
Não tenham dúvidas que estudar, entender, avaliar e conviver com o envelhecimento é um fato atual. E será, juntamente com a temática ambiental, os dois maiores problemas das próximas décadas. Ecologia, meio ambiente, lixo, esgoto, consumismo, economia de mercado, pobreza, fome, falta de água… assuntos diários de nossos jornais, tele-jornais e revistas. E, pelo visto, poucos se mexem para reverter esta situação de descaso com a MÃE TERRA.
Quanto ao envelhecimento populacional, os números falam por si:
15 milhões de idosos no Brasil.
em 2025, ou seja daqui a 16 anos: 32 milhões de idosos!!
Em 2020, segundo projeções de IBGE, teremos 4 milhões de idosos com mais de 80 anos.
Destes 4 milhões de idosos com mais de 80 anos, 2,5 milhões serão mulheres!
Sempre repito que, quanto mais idoso, maior chance de ficar dependente da família ou da comunidade, maior poderá ser a fragilidade, menor é a ação da comunidade e do poder público em ajudar!
Observamos, claramente, que o envelhecimento é FEMININO. Vamos, então a pergunta do blog de hoje - em relação ao gênero: há diferenças entre o envelhecimento masculino e feminino? E quais são as maiores diferenças?
Sim, há muitas diferenças entre o envelhecimento do ponto de vista feminino e masculino. Tanto no aspecto físico, quanto no aspecto social. Nas mulheres temos a menopausa (e tudo que isto pode acarretar), osteoporose, redução da força física, hipotireoidismo (muitas vezes não diagnosticado), câncer ginecológico, dentre outros. Nos homens, os problemas da próstata, os males do cigarro (enfizema e câncer) e da bebida (cirrose e alcoolismo).
No campo social, está acontecendo um fato muito interessante, quase não está ocorrendo alterações com o aumento do número de idosos homens. Explico: além de terem uma expectativa de vida menor que as mulheres (eles morrem mais cedo), continuam procurando menos os serviços de saúde e, na maioria das vezes, continuam NÂO ficando sem sua companheira. Ou seja, o idoso ficou viúvo ou separado, sempre casa novamente. Não procuram novos papéis sociais.
Ao contrário, está sendo gestado uma grande revolução no modo de envelhecimento feminino. Cada vez mais cuidam de sua saúde, sua expectativa de vida está chegando facilmente aos 80 anos, e, principalmente, as idosas estão procurando novos papéis na comunidade e na sociedade! Diga-se de passagem, só para citar uma destes novos papéis, estão tornando-se nova fonte de renda para muitas famílias. Muitas idosas aposentadas ou pensionistas estão sendo a única fonte de renda familiar e, com isto, apontam para dois novos caminhos: a de provedora econômica (papel sempre exercido pelo marido) ou podem também ficar reféns dos filhos (filhos homens!), tornando-se vítimas de maus tratos e violência.
São novos desafios que os gerontólogos e os gestores sociais e de saúde têm pela frente: compreender e empregar novas ações que possam ajudar os nossos milhões de idosos a envelhecer com dignidade. e, mais importante ainda, mostrar para as novas gerações que a velhice, a terceira idade não é castigo, não é fase da vida marcada pelo descaso e por sofrimentos!
Márcio Borges