Perda auditiva pode causar isolamento e depressão em idosos



Mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas de audição, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Desses, 12 milhões tem mais de 65 anos. No caso dos idosos, a perda auditiva ocorre, na maioria dos vezes, por causa de mudanças degenerativas naturais do envelhecimento. 


Mesmo com a alta indidência, a resistência é grande para admitir a surdez. Nas ruas é comum encontrarmos pessoas usando óculos, mas não é isso o que acontece no caso da deficiência auditiva. Apenas 40% das pessoas com problemas reconhecem que ouvem mal. A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria demore, em média, seis anos para tomar uma providência. 

Por não ouvir bem, a pessoa idosa muitas vezes não consegue conversar e compartilhar idéias e pensamentos. Assim, pode acabar se isolando do convívio social e familiar, tornando-se deprimida e perdendo o interesse por atividades que sempre realizou ao longo da vida, simplesmente porque não consegue entender o que os outros estão dizendo. A deficiência auditiva pode então trazer um sentimento de baixa auto-estima.

Muitas vezes, o idoso finge estar escutando, quando na verdade não está. É comum, por isso, seus familiares o descreverem como distraído, confuso ou até zangado e irritadiço. Mas a falha na audição pode ser corrigida se for tratada corretamente. 

"O uso diário do aparelho e o apoio da família são essenciais para que o indivíduo resgate sua qualidade de vida, mas somente o profissional especializado poderá fazer a indicação do melhor aparelho", lembra a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas.

O preconceito quanto ao uso de aparelhos de audição está associado à falta de informação sobre os avanços tecnológicos na área. ¿Atualmente os aparelhos auditivos são minúsculos e não ofendem a vaidade de quem usa. E a audição é muito importante nas nossas relações, no nosso dia-a-dia. Então, por que não pensar no assunto e fazer logo um exame? conclui a fonoaudióloga. 

A Telex Soluções Auditiva, que pertence à Oticon - líder mundial em pesquisa e fabricação de próteses de audição - conta com diversos modelos de aparelhos, apropriados para cada paciente. Entre os mais modernos estão o Claris M100 e M120, o Delta - miniaparelhos auditivos digitais praticamente invisíveis nos ouvidos; além do Epoq e o ConnectLine, que permitem conectividade sem fio com uma vasta gama de equipamentos que possuem tecnologia Bluetooth, desde CD/MP3 players até equipamento GPS para o carro. 

Mais informações pelo telefone: 0800-0249349 ou no site: www.telex.com.br.