Telefone voltado ao público idoso apresenta boas e diversificadas ferramentas


Não é de hoje que o segmento de produtos voltado para pessoas idosas tenta entrar no ambiente tecnológico. Dentro dele, um setor que chama bastante atenção e interesse dos empresários é a telefonia móvel. Graças à sua facilidade de contato e abrangência, inúmeras marcas tentam desenvolver o ultimate telefone celular para senhores e senhoras. E desta vez parece que acertaram.
Celular para idosos (Foto: Divulgação)Celular para idosos (Foto: Divulgação)
Blue Chip lançou seu (apropriadamente batizado) Big Button e acaba de divulgar suas especificações. Visando atender as dificuldades de vovôs e vovós, o aparelho, além de trazer os (já tradicionais na categoria) botões e visor grandes para facilitar o manuseio, ainda conta com boas ferramentas extras.

A primeira e bastante útil delas é um (também enorme) botão laranja de emergência, localizado na traseira do aparelho. Sua função é, ao ser apertado, realizar uma chamada para alguém conhecido e de confiança da pessoa, que seja capaz de prover socorro em casos de urgência. Claramente, o número a ser discado deve ser cadastrado pelo dono do celular e, de acordo com o segmento do Big Button, a configuração desse serviço não deve ser complicada.

Além do botão laranja, há ainda a possibilidade de ouvir quais números estão sendo discados por meio de um falante viva voz e usar sms, podendo-se, inclusive, atualizar as configurações do telefone apenas com o envio de uma mensagem específica.

Outros features, aparentemente estranhos a pessoas (bem) mais novas, cairão como uma luva para este setor. São eles uma lanterna em led - algo útil para qualquer usuário, em diversas situações -, e um rádio FM, com controlador de dial lateral, como em radinhos de pilha antigos.

O Big Button parece estar preparado para ganhar o mercado que atende pessoas com idade um pouco avançada e com diversos tipos de dificuldades, visuais, auditivas, entre outras. Equipado com bons recursos, este aparelho ainda conta com uma importante vantagem: bom preço. Seu custo é de apenas US$50, se comprado sem um plano telefônico.