Americano de 112 anos deve virar homem mais velho do mundo, diz Guinness

O norte-americano Walter Breuning, de 112 anos, morador de Great Falls, no estado de Montana, deve ser oficializado o novo homem mais velho do mundo, informou nesta segunda-feira (20) o site do Livro Guinness dos Recordes.

Os dados de Breuning ainda devem ser verificados pelo consultor de gerontologia do Guinness, Robert Young. Seus documentos mostram que ele teria nascido em 21 de setembro de 1896.

Ele herdaria o posto do britânico Henry Allingham, que morreu no sábado (18) aos 113 anos.

Durante o fim de semana, Breuning, que mora em um centro de repouso, evitou comentar as notícias sobre sua possível eleição. Ele deve dar uma entrevista ainda nesta segunda-feira.

Foto: AP

Walter Breuning, de 112 anos, norte-americano de Great Falls, no estado de Montana, posa para foto no domingo (19). Nascido em 21 de setembro de 1896, ele deve se tornar o homem mais velho do mundo segundo o Livro Guinness dos Recordes, depois da morte do britânico Henry Allingham, aos 113, no sábado. (Foto: AP)

O veterano da Primeira Guerra Mundial morreu durante o sono em uma clínica em St. Dunstan, próximo à cidade inglesa de Brighton, segundo seu amigo Dennis Goodwin. Ele deve ser velado e enterrado em Brighton.

"É o fim de uma era, um geração especial e muito própria", disse Goodwin. "O povo britânico deve muito a ele."

Allingham era oficialmente o homem mais velho do mundo desde 19 de junho, após a morte do antigo dono do posto, o japonês Tomoji Tanabe.

Allingham nasceu em Londres no dia 6 de junho de 1896, e ganhou o título de britânico mais velho em 19 de janeiro de 2007, com 110 anos e 227 dias, informou o Guinness em um comunicado.

Leia também: 'Segredo' do britânico é: 'cigarros, uísque e mulheres fogosas'

Foto: AFP

Henry Allingham recebe a Legião de Honra do governo francês em 16 de março, em cerimônia na embaixada da França em Londres. (Foto: AFP)



Allingham era um dos únicos dois veteranos britânicos sobreviventes da Primeira Guerra Mundial, e o último sobrevivente entre os fundadores da Força Aérea Real, de acordo com a mídia britânica.

A vida de Allingham passou por seis reis, começando com a Rainha Vitória. Ele teve cinco netos, 12 bisnetos, 14 trinetos e 1 tetraneto.

O Guinness informou que a pessoa mais velha do mundo é a norte-americana Gertrude Baines, de 115 anos, que nasceu no dia 6 de abril de 1894.

Há relatos de pessoas mais velhas que eles, como o baiano Anisio Rodrigues Alves, de 116 anos, mas nem todas são reconhecidas pelo Guinness por conta de dúvidas em relação à documentação.