Aposentaria é sinônimo de descanso. Mas, não pra muita gente. Pessoas com mais de 60 anos continuam no mercado de trabalho. E descobrem que é no emprego que vem a disposição e a vontade de viver. Veja na reportagem de Luiza Torres e Paulo Ozanan.
Sessenta e seis anos e jeitinho de menina. Dona Emília é a funcionária mais velha de uma clínica odontológica e dá um show de disposição. Ela é aposentada. Mas, por enquanto, parar de trabalhar está fora dos planos. Exemplo de vitalidade.
Pra muitos mineiros se aposentar não significa ficar longe do mercado de trabalho. Na região metropolitana de Belo Horizonte, o número de pessoas acima de 50 anos que trabalham supera o de jovens com idade entre 18 e 24 anos.
Um acidente doméstico trouxe problemas para o joelho de seu Oswaldo. Mas nem isso conseguiu afastá-lo de trabalhar. Por telefone, ele vende peças elétricas e os clientes do outro lado da linha nem imaginam a idade dele: 93 anos. E assim ele não para.
Pensamento rápido e muita simpatia são os ingredientes pra uma longa vida profissional. Aos 97 anos, seu José é corretor de seguros. E deixa muito jovem pra trás. Mesmo aposentado há mais de 30 anos trabalhar pra ele tem um significado ainda maior.
Segundo dados do IBGE, a renda dos idosos é responsável por 53% da renda familiar.