Saiba onde fazer exercícios físicos de graça em São Paulo

Capital paulista oferece diversas opções gratuitas para todas as idades.
É possível fazer esportes, ginástica e até participar de corridas de rua.

Juliana Cardilli

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: Juliana Cardilli/G1

Pessoas de todas as idades podem fazer aula de natação em piscina aquecida no Clube Escola Santo Amaro (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Em meio à correria do dia-a-dia, os paulistanos muitas vezes deixam de lado a prática de exercícios – tanto pela falta de tempo quanto pela falta de dinheiro. Para este último problema, há solução: diversos locais na cidade oferecem aulas gratuitas das mais diversas atividades físicas. Quem quer apenas aparelhos para se exercitar por conta própria também tem opção: alguns parques contam com equipamentos que os transformam quase em academias a céu aberto.


O G1 visitou alguns desses lugares e compilou as principais atividades oferecidas. Em nenhum local é preciso pagar taxa: em alguns casos, é necessário levar documentos para fazer a inscrição. Para o circuito de corridas de rua da Prefeitura de São Paulo, os participantes são incentivados a doar um quilo de alimento não perecível.

Clubes Escola

O nome faz parecer que o local é voltado apenas para crianças em idade escolar, mas as 95 unidades dos Clubes Escola na capital são abertas para toda a comunidade. Montados nos antigos clubes da cidade e em áreas com parceria de empresas privadas, eles oferecem uma gama enorme de atividades, desde ginástica localizada, passando por natação, circo, tênis, artes marciais e até ginástica artística, entre outras.

Ampliar FotoFoto: Juliana Cardilli/G1

Raimundo Ivaldo Marinho, de 69 anos, treina boxe em uma unidade do Clube Escola (Foto: Juliana Cardilli/G1)

No Clube Escola Santo Amaro, na Zona Sul, o economista aposentado Raimundo Ivaldo Marinho, de 69 anos, treina boxe por 2h30 todos os dias. “Vim por ser de graça", conta Marinho, que foi pugilista durante a juventude.

Para se inscrever, basta ir até uma das unidades com documento de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento e foto 3x4. Os telefones e endereços de todos os clubes podem ser encontrados no site da prefeitura. O G1selecionou alguns, com suas principais atividades, em todas as regiões da capital. (veja abaixo)

Ampliar FotoFoto: Juliana Cardilli/G1

Na Praça Esther Mesquita, há aulas de tai chi chuan de graça em uma parceria com o Hospital Samaritano (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Tai chi chuan e alongamento na praça

Quem costuma passar pelas ruas do bairro de Higienópolis, na região central, mais precisamente pela Praça Esther Mesquita, já deve ter se deparado com a inusitada visão – dezenas de mulheres fazendo alongamento ou tai chi chuan durante as manhãs. As aulas são dadas por professores contratados pelo Hospital Samaritano, que em 2006 adotou a praça e participou de sua revitalização. Desde 2007, durante uma hora pelas manhãs, de segunda a sexta, ocorrem as aulas. Aos sábados, é possível fazer massagem.

Academias ao ar livre

Não gostar do ambiente fechado das academias costuma ser a desculpa preferida de quem não faz exercícios. Para essas pessoas, a frase já não vale mais. Em alguns parques e praças de São Paulo, aparelhos de ginástica com baixo impacto e fáceis de usar estão disponíveis para a população, a qualquer horário e ao ar livre.

Ampliar FotoFoto: Juliana Cardilli/G1

Gilberto Miranda usa os aparelhos de ginástica ao ar livre todos os dias (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Na Praça Esther Mesquita, a mesma das aulas de tai chi chuan, há cinco aparelhos do tipo. O administrador de empresas Gilberto Miranda, de 65 anos, fica cerca de 40 minutos usando os equipamentos todos os dias, após fazer uma hora de caminhada. “Nunca fiz exercício em lugar fechado, nunca tentei fazer academia. Eu já caminhava pelo bairro, vi o pessoal usando os aparelhos e resolvi tentar”, explica ele.

Miranda conta que demorou um pouco para tomar coragem e perder o receio, mas que hoje não se vê mais sem os exercícios. “Uso quatro dos aparelhos, e isso aqui nunca fica vazio. É uma belíssima ideia”. Além da praça de Higienópolis, há aparelhos disponíveis no Parque do Povo, Parque Zilda Natel, Praça Victor Civita e no Parque das Bicicletas.

Circuito de Corridas de Rua

A corrida é um dos exercícios mais praticados por quem tem pouco tempo ou não quer gastar dinheiro para se manter em forma. Mas além dos parques que contam com pistas, sobram poucas opções ao ar livre – e correr na rua, entre os carros, é perigoso. Quem quer praticar corridas de rua, mas não está disposto a pagar a inscrição das provas patrocinadas, pode se inscrever nas etapas do circuito da Prefeitura de São Paulo.

As corridas de 5 km são feitas em bairros mais afastados, que não eram beneficiados pelas provas tradicionais, atendendo também os esportistas da periferia. A inscrição é gratuita, mas os participantes são incentivados a levar um quilo de alimento não perecível no dia da corrida. Quem quiser participar, tem que ficar esperto – são apenas mil vagas por etapa. Inscrições e informações podem ser encontradas no site do circuito.

Ampliar FotoFoto: Divulgação

Crianças e idosos têm bicicletas disponíveis e aulas de ciclismo no Parque das Bicicletas (Foto: Divulgação)

Aulas de ciclismo

Ao lado do Parque do Ibirapuera, o menos conhecido Parque das Bicicletas, na Zona Sul de São Paulo, oferece aulas da prática que o nomeia para crianças e idosos. Elas são fruto de uma parceria com a Federação Paulista de Ciclismo, que forneceu 75 bicicletas de diversos tamanhos disponíveis para os alunos.

Instrutores acompanham as aulas, que ocorrem de segunda a quinta, pela manhã e durante a tarde – para crianças – e às sextas de manhã para os idosos. Para participar, basta ir até o parque munido de um documento de identificação e preencher uma ficha para a inscrição.