Região lidera ranking de atenção ao idoso

Santo Antônio da Alegria lidera o índice estadual Futuridade; mais quatro cidades da região estão entre as dez melhores


Ribeirão aparece apenas em 422º lugar entre os 645 municípios do Estado; Santa Cruz da Esperança e Barrinha estão na rabeira

GEORGE ARAVANIS
ENVIADO ESPECIAL A STO. ANTÔNIO DA ALEGRIA

Cinco cidades da região de Ribeirão Preto estão entre as dez melhores do Estado no inédito Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida oferecida pelas prefeituras a pessoas com mais de 60 anos.
O resultado foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
A primeira colocada é Santo Antônio da Alegria, que teve nota 86 numa escala de zero a cem. Em seguida, aparecem Altinópolis (2º lugar), Cássia dos Coqueiros (6ª posição), Guaraci (7ª) e Itirapuã (9ª).
Ribeirão Preto está apenas na 422ª posição entre os 645 municípios do Estado.
A medição da qualidade de vida dos idosos levou em conta três fatores: 1) o índice de mortalidade de idosos em 2003 (segundo a Secretaria de Estado da Assistência, o último disponível); 2) a participação oferecida pelas prefeituras, como opções de lazer, cultura e viagens e a existência de Conselho Municipal do Idoso; e 3) a rede de proteção para aqueles com renda baixa e sem família.
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, disse que a pior falha em do Estado é a rede de proteção social. Questionado se o resultado do ranking pode ser usado como critério na liberação de recursos para prefeituras, disse que a secretaria ainda analisa os dados.
No entanto, disse que o índice não é "uma nota". "É um indicador de ações para os gestores municipais. Uma cidade vai poder saber que precisa contratar um geriatra, por exemplo."
Mesmo tendo várias cidades entre as melhores, a região também incluiu dois municípios entre os dez com os piores indicadores do Estado: Barrinha -com nota 16,3, na 643ª posição- e Santa Cruz da Esperança -19,1, no 639º lugar.
Segundo o secretário da Assistência Social de Barrinha, Nelinton da Silva, o problema é a falta de dinheiro. "A secretaria tem orçamento de R$ 20 mil, R$ 30 mil por mês", afirmou. Ele disse que os idosos carentes recebem cestas básicas, mas não há opções de lazer. "Lazer não tem nem pro jovem nem pro idoso."
Em Santa Cruz da Esperança, Leida Bruneli, assistente social da prefeitura, disse que a prefeitura está construindo um centro do idoso.
Metade da cidades mais bem colocadas no ranking têm menos de 10 mil habitantes.