Cuidador de idoso, um trabalho de amor

O aumento da expectativa de vida da população está estatisticamente comprovado. A população mundial está envelhecendo e o Brasil caminha no mesmo sentido. O envelhecimento tem sido um processo complexo, que envolve dimensões biológicas, como o aparecimento de doenças degenerativas, psicológicas e sócio culturais. Os idosos começam a sentir necessidades de ajuda temporária, ou mesmo permanente, para suas atividades de vida diária. Essa ajuda deve ser de profissionais preparados, por isso a Prefeitura de Teresina vem desenvolvendo trabalhos nesse sentido.

Esse processo, quando acompanhado de limitações funcionais, gera uma demanda de cuidado em várias áreas, que precisam ser acompanhadas por profissionais habilitados, para reconhecer os distúrbios típicos do envelhecimento, garantindo um melhor atendimento e qualidade de vida para o idoso.

Levando em consideração esses aspectos, surgiu o curso de cuidador de idoso, respondendo aos anseios da população que vem envelhecendo, formando profissionais qualificados para lidar com as diversas patologias do envelhecimento. Pensando na necessidade e na procura por esses profissionais qualificados na área, a Fundação Wall Ferraz, órgão da Prefeitura de Teresina, está formando a terceira turma do curso de cuidador de idoso para profissionais da área de enfermagem, com curso técnico ou auxiliar de enfermagem.

CAPACITAÇÃO

O curso autorizado pelo Conselho Regional de Enfermagem é desenvolvido no Centro de Convivência do Idoso. Com a carga horária de 240 horas, os alunos passam três meses estudando as disciplinas de enfermagem, psicologia, nutrição e gerontologia. O cuidador tem direitos trabalhistas assegurados pela Constituição e leis do trabalho. “Na preparação do profissional cuidador, a Fundação Wall Ferraz faz a avaliação individual de cada aluno, levando em consideração a preparação para trabalhar com questões delicadas, desde a administração do medicamento, até a observação da alimentação adequada para o idoso”, informou a professora de Gerontologia Social, Cassandra Franco.

O profissional da área trabalha com plantões de 12 por 24 horas, ou 24 por 48 horas e recebe um salário mensal que vária em torno de R$ 500 a R$ 600 reais. O cuidador é necessário para o acompanhamento dos idosos acamados, como também aqueles que ainda estão em boas condições físicas, mas necessitam de companhia.

Segundo a coordenadora do curso, Ana Sérvio, o ideal no desenvolvimento do trabalho do profissional é a paciência, o amor, além da disponibilidade de tempo para dedicação com o paciente. “O idoso deve ser tratado como uma criança. Nessa fase da vida ele precisa de muito amor, pois às vezes ele se sente sozinho. Exatamente por isso a necessidade do carinho do profissional, o envolvimento afetivo entre ambos, com uma relação de amizade”, explica.

Em conjunto com o trabalho do profissional devem estar a presença e o amor da família, conhecendo as necessidades da terceira idade, “o profissional é importante, mas o membro da família é fundamental uma melhor expectativa de vida do idoso”, comentou.

O mercado de trabalho para o cuidador tem aumentado e, como conseqüência, aumenta também a procura de enfermeiros para conseguir uma qualificação na área. Os professores consideram o curso um grande seguimento na saúde e os alunos procuram o curso interessados não só no mercado, mas também se sentem atraídos pela sensibilidade de atuar na área. “Procurei o curso porque amo o idoso e gosto de conviver com eles, pois são pessoas mais experientes e entendidas. Se o amor e a paciência são essenciais para conviver com eles, essa é minha expiração”, confirmou Charlene dos Santos.

TRABALHO E RENDA

Alguns profissionais de enfermagem procuram à área por se identificarem com o trabalho e se sentem felizes e realizados com o exercício da profissão. É o caso de Rosana Silva, que trabalhava numa pastelaria com o marido e resolveu fazer o curso de técnico em enfermagem e aprender as especificidades do cuidado com o idoso.

Rosana hoje trabalha com uma senhora de 84 anos e se sente realizada na profissão, “Eu me encontrei. A Prefeitura ofereceu a maior oportunidade da minha vida. Ela me abriu portas e agora estou feliz e realizada”, afirmou.

Ela considera fundamental o envolvimento de afeto do profissional com o cliente. “Amo minha cliente. Fico feliz quando vou trabalhar e sinto falta dela nos meus dias de folga. Amo o que estou fazendo. Me envolvo com todos os casos, entro de corpo e alma nesses cuidados. Para mim é como se fosse uma pessoa da família”, confirmou