A história, que aconteceu em um lar de idosos, teve um final feliz. Tudo começou depois de uma reportagem exibida aqui no RJTV.
Nair, de 89 anos, e a aposentada Jaíra da Costa, de 83, não se desgrudam mais. “É uma amiga, parceira em tudo”, diz Jaíra.
Quem vê as duas assim, parceiras, não imagina que elas ficaram quase 30 anos separadas. O marido de Jaíra era irmão do marido de Nair. Elas eram muito amigas, visitavam uma a outra. Só que perderam o contato com os maridos morreram.
Mas essa história começou a mudar no mês passado, quando Jaíra assistiu uma reportagem no RJTV que mostrava como faz bem aos idosos o contato com bichos de estimação. Mostramos a visita de cães terapeutas a um asilo no Méier.
Jaíra viu o jornal em casa, na Vila Valqueire, quando teve uma surpresa. “Foi um susto. Tinha perdido o contato com ela há anos. Foi bom”, conta.
Nas imagens, ela reconheceu Nair, que há três anos mora no asilo. Não pensou duas vezes. Pediu que o filho a levasse até lá. Não quis mais voltar para casa.
“Foi emocionante. Elas se abraçaram. Quem estava perto também ficou contente. A Nair, a princípio, não entendeu. Mas quando caiu a ficha ela ficou alegre, começaram a relembrar coisas, colocaram a fofoca em dia”, descreve a enfermeira Lídia Dias.
As duas não querem nem saber de separação. “Somos uma família. Queremos ficar juntas”, diz Jaíra.