Saúde do idoso será relatada em uma caderneta

Um projeto pioneiro começou a ser implantado em Ituiutaba. Profissionais da área da saúde que atendem pessoas com idade superior a 60 anos estão utilizando a caderneta de saúde do idoso.

A caderneta possui campos para identificação do idoso e consta dados como, por exemplo, problemas atuais de saúde, medicamentos utilizados, internações, alergias, vacinas, controle de pressão arterial, glicemia, peso, ocorrência de quedas, entre outras informações. Por esse motivo, é recomendado que a partir de agora, ela seja levada como se fosse um documento de identidade da saúde e que os dados estejam sempre atualizados.

Criada pelo Ministério da Saúde, a caderneta foi implantada nos PSFs Camargo e Jardim do Rosário e servirá para uma avaliação mais rápida e precisa dos pacientes. Por meio da caderneta, os profissionais da saúde terão conhecimento mais detalhado de cada paciente, e a vantagem para os idosos é ter sempre garantido um atendimento mais apropriado e ágil.

Nessa primeira fase serão priorizados os idosos em situação de saúde mais frágil. As unidades do Programa Saúde da Família em Ituiutaba contam com aproximadamente 5,2 mil pessoas acima de 60 anos. O objetivo é implantar a caderneta para todos os idosos em curto prazo.

Recomende esta notícia