DIRETOR E ATOR JOSÉ RENATO PÉCORA MORRE EM SP AOS 85 ANOS


Ele estava em cartaz com a peça 'Doze homens e uma sentença'. Pécora foi um dos idealizadores do Teatro de Arena de São Paulo.

Do G1, em São Paulo
O ator e diretor José Renato na peça "Doze homens e uma sentença" (Foto: Divulgação)O ator e diretor José Renato na peça "Doze homens
e uma sentença" (Foto: Divulgação)
Morreu em São Paulo na madrugada desta segunda-feira (2) o ator e diretor José Renato Pécora. Ele estava em cartaz com a peça "Doze homens e uma sentença" e, de acordo com a produção do espetáculo, sentiu-se mal quando estava prestes a embarcar em um ônibus para o Rio de Janeiro. Ele foi levado a um pronto socorro e foi vítima de infarto.
O velório acontece nesta segunda às 17h em São Paulo, no Teatro de Arena (Rua Doutor Teodoro Baima, 94, República). O enterro foi confirmado para o cemitério do Morumbi, em horário ainda não divulgado.
José Renato foi um dos idealizadores do Teatro de Arena de São Paulo, fundado em 1953. Entre outras peças, ele dirigiu "Eles não usam black-tie", considerada um dos marcos da presença do nacionalismo no teatro brasileiro. Em cartaz com "Doze homens e uma sentença", ele intregava o elenco dirigido por Eduardo Tolentino de Araújo. Foi sua primeira atuação após ficar 50 anos longe dos palcos.
"Ontem [dia 1], ele errou o texto. Ele deveria dizer 'o velho precisava de mais atenção', mas disse 'o velho precisava de mais tempo'. Ele esqueceu e a palavra que veio a ele foi tempo. Infelizmente ele não teve mais tempo", diz Beth Costa, produtora-executiva da peça.
"Estamos absolutamente consternados e chocados com a morte do nosso mestre. Todos os dias aprendia alguma coisa com ele. Ele amava fazer o espetáculo, estava onde mais gostava de estar. Ele dizia que atuar era mais confortável do que dirigir", completa Beth.