Família de idosa baiana reivindica título de mulher mais velha do mundo


Documentos certificam que Dona Maria Isídia nasceu em 1887.
Atualmente o título pertence a uma americana de 114 anos.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé
Em uma casa simples, perto do centro do município de Sapeaçu, a 153 km de Salvador, mora a mulher que seria a mais velha do mundo, de acordo com seus familiares.

Dona Maria Isídia da Conceição tem 123 anos, idade atestada pelos documentos que registram seu nascimento no dia 1º de julho de 1887.  Hoje o título de mulher mais velha do mundo, registrado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, pertence a uma americana, que tem 114 anos.
Dona Maria Isídia foi casada e não teve filhos, mas criou quatro crianças. Ela conta que teve uma vida simples, de muito trabalho e que sempre foi muito feliz. Ela relata ainda que passou a vida inteira na roça, plantando e colhendo o próprio alimento e que nunca comeu nada industrializado. Mas agora, que não pode mais trabalhar no campo, a aposentada conta com familiares e amigos, que lhe doam alguns alimentos.Dona Maria Isídia ainda preserva boa parte da memória, mas tem dificuldades de locomoção. Para se deslocar de um lugar para outro ela precisa da ajuda de uma cadeira de rodas e conta também com o amparo e carinho da sobrinha Maria das Graças.
Documento atesta idade de idosa baiana, que pode ser a mulher mais velha do mundo (Foto: Reprodução/ TV Subaé)RG atesta idade de idosa, que pode ser a mulher
mais velha do mundo (Foto: Reprodução/ TV Subaé)
No próximo domingo (8) é dia das mães e no dia 1º de julho Dona Maria Isídia completa 124 anos. Por isso, o sobrinho conhecido com Chicão da Sanfona fez uma música especialmente para homenagear a centenária.
Centenária carioca
Na última quarta-feira (4), o G1 contou a história de Dona Sebastiana de Lourdes Silva, da cidade de Resende (RJ). Ela nasceu em 1895 e completou 116 anos na terça-feira.

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/05/familia-de-idosa-baiana-reivindica-titulo-de-mulher-mais-velha-do-mundo.html