Saúde. Idosos precisam de exercícios para perder peso.


A quantidade de pessoas idosas está crescendo a cada ano e a saúde deles depende de como viveram na juventude. Quem sempre se preocupou em fazer exercícios terá uma vida melhor quando idoso. Mas quem já é idoso e nunca fez exercícios pode iniciar a qualquer tempo, basta ir ao médico e começar com um plano de acordo com a idade e a condição física.

Para o idoso que precisa perder peso só conseguirá se fizer exercícios com regularidade.Um estudo publicado no final de março deste ano no New England Journal of Medicine acompanhou, durante um ano, 107 adultos obesos com mais de 65 anos e constatou que aqueles que aliaram exercícios físicos e boa alimentação foram os que mais perderam peso, ganharam mais qualidade de vida e saúde. Quem fez apenas exercícios saiu na frente daqueles que só reduziram a alimentação.


A pesquisa inglesa verificou, na teoria, o que a comunidade médica já aplicava em seus consultórios: mudar o padrão de gordo para magro exige o esforço de reeducar a própria alimentação e mexer o esqueleto.

Exercícios ajudam a reverter os sintomas da síndrome metabólica (pressão arterial, HDL e colesterol). Mas não adianta apenas sair do sedentarismo e não modificar os hábitos alimentares. Se você come tudo o que quer e faz exercícios físicos, pode engordar ainda mais.

Os mais velhos têm um agravante, já que o metabolismo desacelera com o passar dos anos, propiciando o acúmulo de peso. Além disso, há perda de músculos, os maiores responsáveis por queima de gorduras e de açúcares. Desse processo biológico, salvam-se apenas os que cultivaram o hábito de se exercitar.

Fonte: Blog do Catarino: http://www.blogdocatarino.com/2011/05/saude-idosos-precisam-de-exercicios.html#axzz1MG3QKj3y