Avós dirigem melhor que pais e mães, diz pesquisa




Na hora de levar as crianças para a escola ou para casa, pode ser mais seguro que os avós – e não os pais – estejam na direção. Ao menos é o que indica uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Hospital de Filadélfia, nos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, realizada em parceria com uma empresa de seguros americana, o risco de uma criança sair gravemente ferida de um acidente cai para a metade quando o carro está sendo dirigido pelos avós da criança, se comparado a quando os pais estão no volante.
O estudo analisou acidentes envolvendo 11 mil crianças menores de 16 anos, entre os anos de 2003 e 2007. A análise mostrou que, quando os avós estavam guiando o carro, apenas 6% dos acidentes resultaram em ferimentos graves para a criança.
Segundo os pesquisadores, como o estudo se concentrou apenas nos casos em que ocorreram acidentes, não é possível dizer que os avós guiam melhor que o pais. No entanto, fica claro que eles tiveram mais cuidado com as crianças. “Talvez os avós fiquem mais nervoso com a tarefa de conduzir a “preciosa carga” – seus netos – e estabelecem critérios de condução mais cautelosos para compensar esse desafio”, diz o estudo.