O bairro Aero Rancho, em Campo Grande, é o mais populoso da capital e tem um número de habitantes maior do que 85% dos municípios de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O bairro tem 36.067 moradores e supera a população de 67 das 78 cidades do estado.
“Vai fazer um ano que eu estou aqui, o pessoal vem até de outros bairros aqui para comprar. Muito bom, gosto bastante daqui”, diz a comerciante Nara Regina, que conta que nem imaginava que o bairro Aero Rancho fosse o mais populoso da cidade.
Os números não deixam duvidas. Foram levantados pelo IBGE e fazem parte do último Censo. Izabel de Paula Costa é a coordenadora de divulgação do levantamento. São dados importantíssimos porque, de posse deles, o governo pode determinar melhorias nos bairros.
“Conhecendo o perfil de cada bairro, a quantidade de idosos, de crianças, a faixa etária da população, é possível que os órgãos do município possam olhar para essa região com um cuidado especial. O trabalho do censo é exatamente esse, retratar a realidade, e trazer à tona para que os órgãos e a sociedade de uma forma geral possa utilizar essas informações”, é o que diz a coordenadora
O Aero Rancho foi oficialmente inaugurado em 27 de maio de 1989. Hoje, tem mais gente morando no bairro que em cidades como Coxim, Bonito e Aparecida do Taboado. São17.536 homens e 18.521 mulheres.
“Eu gosto porque aqui é calmo, tranquilo, pra mim não tem problema nenhum aqui, até meus vizinhos todos são bons”, conta a aposentada, Alzira da Silva Ferreira.
E o bairro tem vários diferenciais em relação aos outros. “Tem o parque Ayrton Senna né, o bairro é bem asfaltado, fácil de se locomover, gosto muito de morar aqui”, revela o aposentado, Odilis Corrêa de Oliveira.
O Ayrton Senna é um dos maiores e mais importantes Parques de Campo Grande, muita coisa acontece no local. Mas no Aero Rancho tem comércio, bem forte e diversificado.
Tem a barraquinha de verduras e legumes, como a do Sebastião Moisés de Moura. “ Moro aqui há 20 anos, sou nordestino. Aqui é bem tranquilo, o bairro aqui é bom, graças a Deus”, diz ele.
O maior bairro de Campo Grande tem ainda o estabelecimento comercial de Alexandre Melo Barbosa. “Eu acho muito bom o bairro, gosto muito de morar aqui, não morava aqui antes, vim pra cá por causa do comércio. Gosto muito daqui, nunca fui assaltado, mas só falta um pouco de segurança pros comerciantes” , relata.
A rua Rachel de Queiroz, uma das principais do Aero Rancho, tem como uma das principais características a presença de muitos estabelecimentos comerciais. E as lojinhas que vendem roupas, deixam o mostruário assim, na beira da calçada, quem passar de carro ou apé, só dá uma parada, confere a mercadoria e pode comprar à vontade.
O Aero Rancho tem ainda uma outra particularidade, pouquíssimos prédios, é bem residencial e horizontal. Tem ruas estreitas pequenas, cheia de surpresas.
Na rua Arquiteto Luiz Barreto, por exemplo, a população pode comprar ovos de galinha e de codorna e bem pertinho, ainda queijo caipira.
Esta é apenas uma amostra de um bairro de gente trabalhadora, que gosta de morar aqui, mas que também reclama das coisas erradas que acontecem. “Bandidagem, essa praça aqui é cheia de maloqueiros usando drogas, não sei como que faz, passa um monte de camburão aqui, mas não tem lei, só usuário”, reclama a dona de casa Lucília de Matos.
Mas o bairro também tem esporte. Comercial, Operário e Cene tem que se cuidar, porque no Aero Rancho tem time, o Aero Rancho Futebol Clube. Nada menos que 85 meninos participam das atividades do clube.