Kompai, um robô criado especialmente para ajudar idosos

Kompai (Foto: Divulgação) 
Kompai (Foto: Divulgação)

 

André Fogaça Para o TechTudo

Não é de hoje que os japoneses são apaixonados por robôs, desde aqueles com uma cara simpática até os outros que defendem Tóquio da invasão de monstros enquanto derrubam prédios pelo caminho. Mas, com o avanço da tecnologia robótica, eles estão começando a aparecer em diferentes tarefas.

A moda está se espalhando para outros países, como este robô desenvolvido por franceses, que tem uma missão nobre: cuidar de idosos que morem sozinhos.

Com o nome de Kompai, o simpático robô desenvolvido pela empresa Robosoft foi apresentado durante a conferência Innorobo na cidade francesa de Lyon, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de março.

O simpático robô Kompai foi criado para interagir com idosos por meio de comandos de voz. Inclusive, uma de suas funções é sugerir tarefas para os idosos dentro da própria casa, além de fazer uma espécie de agenda para os afazeres e entretenimento, montar listas de compras do supermercado e até entrar em contato com o geriatra responsável.
O contato com o médico é feito quando o idoso fala "não me sinto bem" e o robô começa uma série de perguntas para que o médico possa saber o que sugerir. Após o envio da mensagem para o médico, o mesmo pode fazer uma chamada de vídeo com o idoso.

Todas estas tarefas são realizadas com auxílio de um grande monitor que fica na frente do robô e os comandos são feitos por meio de reconhecimento de fala. O idoso pode perguntar as horas, o dia da semana e pedir para que o pequeno robô o acompanhe ou vá até a cozinha ou até qualquer cômodo da casa que foi previamente cadastrado no sistema.



Via: Dvice