categoria: Internet "Lazer do idoso"

Viagens e atividades de lazer passaram a fazer parte dos hábitos de consumo do idoso



SÃO PAULO - Há cerca de dez anos, quando se falava em consumo da população acima dos 60 anos do Brasil, eram os medicamentos os itens mais lembrados como destino da renda destes cidadãos. Nos últimos anos, contudo, os gastos com viagens e atividades de lazer passaram a fazer parte dos hábitos de consumo dos idosos brasileiros.

Segundo a mestre em gerontologia e relações públicas da AIB (Associação dos Idosos do Brasil), Marli Fernandes de Assis, essa mudança de comportamento pode ter sido influenciada pelos diversos programas do governo, como o Viaja Mais Melhor Idade, e de empresas em geral, que descobriram o potencial de consumo desta faixa etária.

Comprovando a suposição da especialista, números divulgados pelo Ministério do Turismo, na primeira quinzena de janeiro, revelam que, ao longo de 2008, cerca de 200 mil pacotes foram comercializados pelo programa. O número é 2.122,22% superior ao registrado durante a primeira fase do programa, entre agosto e dezembro de 2007, quando foram vendidos aproximadamente 9 mil pacotes.

Gastos gerais

Apesar de terem aparecido outros itens nos hábitos de consumo da população idosa, os gastos com medicamentos ainda são grandes e, quando comparados com a população em geral, eles pesam mais para a terceira idade.

O mesmo ocorre com as despesas de alimentação, iguais a 30,2% do orçamento, nas famílias com pelo menos 50% dos integrantes idosos, e a 27,5%, nas restantes, sendo que, segundo o economista da FGV, André Braz, produtos como carnes e laticínios, de modo geral, são incluídos com maior frequência na cesta de consumo dos mais velhos.

Por outro lado, ainda conforme Braz, o passe livre do idoso e o direito à meia-entrada faz com que os maiores de 60 anos sintam menos os gastos com transportes e lazer, respectivamente.

Na tabela abaixo, é possível ver as principais diferenças na composição dos grandes grupos de consumo, entre o conceito de famílias com pelo menos 50% de idosos, frente ao total da população:

Composição dos grandes grupos de consumo
GrupoIdososTotal da população
Despesas de saúde e cuidados pessoais15%10,4%
Despesas de alimentação30,2%27,5%
Despesas diversas5,79%4,44%
Habitação33%31,8%
Transportes7,85%11,72%
Vestuário3,67%5,40%
Educação, leitura e recreação4,43%8,74%
Fonte: FGV/ A Inflação da Terceira Idade (julho de 2004)