Filme de animação abrirá o Festival de Cannes
Pela primeira vez que um filme de animação será exibido na abertura do Festival de Cannes, que já teve desenhos animados na mostra oficial, como "Dumbo", "Shrek" e os mais recentes "Persépolis" e "Valsa com Bashir".
Em 2007, "Persépolis", da iraniana Majane Satrapi e do francês Vincent Paronnaud, recebeu o prêmio do júri ao lado de "Luz silenciosa" do mexicano Carlos Reygadas.
"Estamos muito felizes de que um filme em 3D abra o Festival de Cannes, já que se trata de uma das aventuras que o cinema oferecerá em um futuro próximo", declarou à AFP o diretor geral do Festival, Thierry Frémaux.
"Além disso, estamos orgulhosos de recebir o estúdio Pixar, seu brilhante universo, seus diretores e produtores talentosos", acrescentou.
"Up", produzido por John Lasseter, é dirigido por Pete Docter, diretor de "Monstros S.A." (2001) e roteirista de "Toy story" (1995) e "Toy story 2" (1998), e Bob Peterson, roteirista de "Procurando Nemo" (2003).
John Lasseter é diretor de criação do Walt Disney Animation Studios e da Pixar Animation Studios, vencedor do Oscar, cineasta e produtor de vários sucessos da animação, como "Toy story", "Vida de inseto", "Procurando Nemo", "Carros", "Monstros S.A," e "Ratatouille".
"Up" vai estrear nos cinema dos Estados Unidos no dia 29 de maio.
O 62ª Festival de Cannes acontecerá de 13 a 24 de maio e terá como presidente do júri a atriz francesa Isabelle Huppert. Os filmes da mostra oficial do festival serão anunciados em 23 de abril.