Categoria: Internet "Saiba como uma cidade deve cuidar dos seus idosos"



Brasília é uma das cidades que têm a melhor qualidade de vida para os idosos. Mas ainda se pode fazer mais por eles. Confira o que é possível melhorar!


Admirar o verde e o lago é o que Assunção Raynaud o mais goste de fazer em Brasília.


Aos 71 anos, ela conta que viu a cidade nascer e crescer e que se orgulha de viver aqui.“Brasília é uma cidade tranquila, onde a gente pode admirar o meio ambiente”, diz a aposentada.


Hoje, 17% da população do Distrito Federal são de idosos. De acordo com o IBGE, Brasília é um dos melhores lugares para se envelhecer com qualidade de vida. Enquanto em outras capitais a expectativa de vida é de 70 anos, na capital federal chega a 74.


Mas a terceira idade do DF também enfrenta problemas. De acordo com o Conselho do Idoso no DF, o transporte público é o campeão em reclamações. E a principal delas é a falta de respeito dos motoristas e dos passageiros com os mais velhos. “ Já ouvi até piadas dos motoristas dizendo, quando eu me aproximava, que estava chegando o 0800. Já é gratuito”, conta o aposentado Edvaldo Alves.


O aumento da violência contra o idoso no Distrito Federal também preocupa. Na maioria dos casos, os maus-tratos acontecem dentro de casa, pelos próprios parentes. “Isso é uma mudança de cultura, não é fácil. Isso porque ninguém fica dentro da casa da pessoa. Por isso é importante que haja campanhas de esclarecimentos e visitas até essas pessoas.


É um trabalho intenso e necessário”, destaca o secretário de Defesa dos Direitos Humanos Perly Cripriano.


Nos próximos dias a Câmara Legislativa vai criar uma Subcomissão Especial para cuidar do direito dos idosos. “Seria um instrumento de cobrança dentro da CLDF, um espaço especial para o idoso”, explica a presidente do Conselho do Idoso Janet Henriques. “Não é a quantidade de anos que acrescenta alguma coisa na vida da gente, mas a qualidade”, enfatiza Assunção Raynaud.


Fernanda Soares / Salvatore Casella