'Homem-faixa' ensina a idosos jeito certo de atravessar ruas de Vitória

Do G1, em São Paulo


'Homem-faixa' alerta pessoas de todas as idades e idosos sobre importância do respeito à travessia de pedestres (Foto: Samira Gasparini/Prefeitura de Vitória)

Com o objetivo de alertar a população idosa sobre os cuidados necessários com a segurança no trânsito, o programa Faixa da Vida vai realizar, na próxima quinta-feira (28), uma ação educativa com grupos da terceira idade em Vitória. De acordo com a prefeitura, o evento acontece às 13h30, na Unidade de Saúde Vitória, no Parque Moscoso. A região foi escolhida por ser a que possui o maior número de idosos na cidade.

 A novidade deste ano, ainda segundo a prefeitura, é o "Homem-faixa", que participará das atividades de rua, alertando pessoas de todas as idades, inclusive as que estão na faixa acima de 60 anos, sobre a importância do respeito à travessia de pedestres. Entre as palestras do evento "Educação para o Trânsito para a Pessoa Idosa" também serão abordados temas como a prevenção contra quedas e acidentes de rua.

 Segundo a Prefeitura de Vitória, um dos principais objetivos do programa, que é realizado desde 2007, é reduzir os índices de atropelamentos. De 2007 para 2008 esse índice caiu 10% em Vitória. Os casos de atropelamentos que resultaram em morte também tiveram queda, com diminuição de 50% dos casos. Em 2007, foram oito casos com vítimas fatais e, em 2008, foram quatro.