A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira votação, em sessão realizada na terça-feira, projeto de lei que visa a isentar pessoas a partir de 60 anos do pagamento da taxa para a inspeção veicular.
Atualmente, o agendamento para a inspeção é feito somente mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 52, 73. Todos os veículos movidos a diesel, carros fabricados entre 2003 e 2008 e todas as motocicletas devem fazer a inspeção, realizada pela empresa Controlar.
Segundo a assessoria do autor do projeto, vereador Domingos Dissei (DEM), para a isenção é necessário que o idoso seja habilitado e que o carro esteja em seu nome. Além disso, o projeto beneficia apenas um automóvel por pessoa.
O projeto deverá ainda passar por uma segunda votação e, em seguida, deverá ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A inspeção é obrigatória e necessária para o licenciamento no Detran. Se o veículo não for aprovado, o proprietário tem o prazo de um mês para regularizar a situação em qualquer oficina mecânica.
A inspeção pode ser agendada pelo site da Controlar ou pelo telefone (11) 3545-6868.