No Piauí Projeto -Denunciar vai enfrentar violência contra o idoso



As ações de proteção à pessoa idosa no Piauí ganham reforço com o Projeto Denunciar, da Secretaria da Assistência Social e Cidadania(Sasc), que estará incentivando a população em todo o Estado a denunciar os casos de violência cometidos contra os idosos, estimulando a formação de uma cultura de respeito e uma postura ativa; foi o que informou a diretora de Proteção Social Especial da Sasc, Núbia Caldas.

O Projeto Denunciar é financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Para a execução do projeto, a Sasc conta com as parcerias das prefeituras municipais, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Delegacia do Idoso, e da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos.

As atividades do projeto se iniciam no dia 13 de abril, no município de Corrente, com uma capacitação para as lideranças locais. “A intenção é sensibilizá-las para o enfrentamento à violência, com vistas a contribuir para a segurança, integridade e qualidade de vida da pessoa idosa, estimulando iniciativas que envolvam a comunidade de modo geral”, explicou a diretora da Sasc.

As denúncias podem ser feitas através do 0800 280 7845 ou no Centro de Referência e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (Cevi), localizado na Rua São Lourenço, próximo ao cruzamento com a Av. Higino Cunha, na altura da Maternidade Dona Evangelina Rosa, ou, ainda, pelos telefones (86) 3234 6919 e 3217 8334. O telefone da Delegacia do Idoso em Teresina é 3216 5251.

As capacitações prosseguem em municípios polos, reunindo participantes da região. Em Corrente, participarão das atividades do Projeto Denunciar lideranças de Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins e Bom Jesus.

Nos próximos dias 29 e 30, a capacitação acontecerá em Parnaíba, reunindo participantes de Luís Correia, Buriti dos Lopes, Caxingó, Piracuruca e Esperantina. Ainda serão realizadas capacitações nos municípios polos de Teresina, Uruçuí e São Raimundo Nonato.