Ban pede mais iniciativas governamentais em prol dos idosos

Nações Unidas, 1 out (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje aos Governos do mundo inteiro que ponham em prática políticas que melhorem as condições de vida dos idosos.


Ban também apontou que essas políticas devem permitir a essa parcela da sociedade utilizar sua capacidade e exercer sua independência, além de dar apoio e cuidados pertinentes para sua idade.


O secretário-geral da ONU lembrou, em virtude do Dia Internacional do Idoso, que em 1999 começou uma iniciativa para construir uma "sociedade para todas as idades", e que nela era dada especial insistência nos princípios para o bem-estar e dignidade dos idosos de todo o mundo.


Segundo ele, os programas nacionais de desenvolvimento devem incluir as pessoas da terceira idade como agentes e beneficiados.


Ban pediu também aos Governos que ponham fim à discriminação, os abusos, a falta de atendimento e a violência contra os idosos, assim como estabelecer a proteção legal necessária e ajudar os países a criar as instituições que permitam alcançar este objetivo. EFE