Pesquisa mostra que idosas do Rio têm níveis inadequados de vitamina D


Ampliar FotoFoto: Arquivo pessoal/Sylvia Assis

A aposentada Sylvia com seu filho Luiz Assis (Foto: Arquivo pessoal/Sylvia Assis)

Uma pesquisa de doutorado feita para a Fiocruz revelou que mulheres com mais de 65 anos, de todas as regiões do Rio de Janeiro, apresentam deficiência de vitamina D. Responsável pelo estudo, o endocrinologista e presidente do Centro de Pesquisa Clínica, Luis Russo, constatou que 66% das 251 mulheres avaliadas possuem níveis inadequados do hormônio.

De acordo com Russo, por ser um país tropical e ensolarado, muitos médicos acreditavam que o Brasil não tivesse uma população exposta a esse tipo de deficiência, já que a vitamina D promove a absorção de cálcio após a exposição à luz solar.

Em uma escala utilizada para verificar os índices da vitamina no sangue, quem está com o valor inferior a 25 apresenta deficiência; de 25 a 50, insuficiência; e, de 50 a 75, tem níveis inadequados.

A pesquisa mostra que os índices da vitamina D encontrados na população idosa do norte da Europa, região de baixas temperaturas, ficam em torno de 84, enquanto que os constatados no estudo feito no Rio de Janeiro chegam a 65,4.

O médico Luis Russo assinala a necessidade de se tornar obrigatória a fortificação e suplementação de alimentos como leite, sucos, cereais e pães. “Em alguns países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, as empresas alimentícias são obrigadas a incluir suplementos com cálcio e vitamina D em diversos alimentos”, conta.

Ainda segundo o médico, pessoas de todas as idades devem consumir pelo menos três copos de leite por dia. “É muito importante prevenir doenças como a osteoporose”, afirma.

Risco para as mulheres

A aposentada Sylvia Neves de Assis, de 81 anos, descobriu que tinha 40% dos ossos atingidos pela osteoporose ao fazer um exame de desintometria óssea quando estava com 70 anos. Ela conta que fez o exame por acaso, depois de participar de uma palestra sobre a doença.

Ampliar FotoFoto: Viviane Mateus/G1

Suplementos de cálcio e vitamina D ajudam a elevar os índices no sangue (Foto: Viviane Mateus/G1)

Após detectar o problema, a aposentada passou a tomar suplementos e fazer fisioterapia. “Há uns três anos eu caí de uma escada e precisei operar o fêmur, agora ando de muletas e vou ter que tomar cálcio para o resto da vida”, explica.

De acordo com a aposentada, uma operação para a retirada de um mioma aos 36 anos pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença. “Eu precisei retirar o útero e entrei na menopausa muito cedo, o que contribuiu”, ressalta.

Rosa Luiza Ramos, de 76 anos também descobriu a doença tarde. A aposentada conta que sofreu uma queda em casa e fraturou uma das vértebras há três meses. “A osteoporose agravou o meu estado e estou usando um colete para ajudar na cicatrização”, afirma.

Combate à osteoporose

Neste domingo (25), dia mundial de combate à doença, a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco) vai oferecer uma série de exames gratuitos como teste de calcanho e IOF no Forte do Leme, na Zona Sul fluminense.

Além de testes que apontam os riscos da osteoporose, a população poderá participar de oficinas e palestras sobre exercícios, alimentação e bem estar. Também será realizada uma caminhada a partir das 9h na Avenida Atlântica, em Copacabana.