Há anos atrás, a melhor idade era sinônimo de cadeira de balanço, tricô e colo para os mais novos. Porém, nas novelas da Rede Globo, os telespectadores têm o privilégio de assistir a pessoas mais experientes cheias de vida e com muita coisa para fazer. Em Cama de Gato, atual novela das seis, Julieta (Suely Campos) e Ferdinando (Pedro Paulo Rangel) provam que o tempo é o mero detalhe. Os dois sempre aparecem juntos aprontando as maiores trapalhadas e mostram que a idade não é algo que os afaste do espírito jovial e alegre. Relembre alguns outros avôs e avós que davam o que falar.
Pépe (Elias Gleizer) em Era Uma Vez
Pépe (Elias Gleizer)
Em 1998, o ator Elias Gleizer interpretava o vovô Pepe na novela Era Uma Vez (1998). Ele era um avô boa gente que acreditava que a liberdade era um bem que todos deveriam ter, acima de tudo. Mesmo vivendo num clima de interior no sítio, ele não deixava de aprontar muito com os netos.
Quirina (Mirian Pires) em Pedra Sobre Pedra
Quirina (Mirian Pires)
Quirina (Myrian Pires) tinha 120 anos de idade na novela Pedra Sobre Pedra (1992). Entretanto, era sempre ela que estava atenta aos acontecimentos da cidade de Resplendor e guardava bem na memória bem conservada cada fato polêmico.
Elza (Zilda Cardoso) e Emílio (Jorge Dória) em Meu Bem, Meu Mal
Elza (Zilda Cardoso) e Emílio (Jorge Dória)
Em Meu Bem, Meu Mal (1990), Emílio (Jorge Dória) e Elza (Zilda Cardoso) eram os responsáveis pelas gargalhadas dos telespectadores. Ele era o proprietário do apartamento onde ela era a inquilina, e os dois viviam brigando com uma garra sem igual.
Francisquinha (Eloísa Mafalda) em O Sexo dos Anjos
Francisquinha (Eloísa Mafalda)
Na novela O Sexo dos Anjos (1989), Francisquinha (Eloísa Mafalda) era uma despachada dançarina de lambada que mostrava que a idade não era nada para ela. Durante a trama, ela foi a responsável pelos momentos cômicos.
Vovô Pepê (Paulo Gracindo) em Mandala
Vovô Pepê (Paulo Gracindo)
Na história de Mandala (1987) o vovô Pepê (Paulo Gracindo) era um simpático anarquista que vivia discutindo política que parecia recém-saído da faculdade. Ele sempre implicava com a enfermeira Conchita (Yara Cortes) e ficou marcado pelo bordão “o mal triunfará!”.
Oscar (Luiz Carlos Arutin) em A Gata Comeu
Oscar (Luiz Carlos Arutin)
Oscar (Luiz Carlos Arutin), em A Gata Comeu(1985), era um autêntico vagabundo repleto de malandragem. E fingia que trabalhava muito com a mulher, que – coitada – achava que ele era um santo.
Dona Sinhá (Elza Gomes) em Final Feliz
Dona Sinhá (Elza Gomes)
Em Final Feliz (1982), Elza Gomes vivia a simpática Dona Sinhá, que fornecia coelhos assados para um restaurante. O que os telespectadores descobriram muito tempo depois é que ela enganava todo mundo ao vender gatos que criava ao invés de coelhos.
Kiki Vassourada (Zilka Salaberry) em Corrida do Ouro
Kiki Vassourada (Zilka Salaberry)
Kiki Vassourada (Zilka Salaberry) só queria saber de uma coisa na trama de Corrida do Ouro (1974): liberdade. Ela era uma senhora muito independente e louca para sair pelo mundo montada em sua motocicleta.