Nas postagens anteriores, falamos dos deveres dos médicos e dos nossos direitos como pacientes, mas, nós além de direitos também temos deveres, que sendo levados a sério será um fator muito importante para uma boa relação e até para a nossa cura. SÃO DEVERES DO PACIENTE - Não mentir ou omitir dados para o seu médico
- Comparecer pontualmente às consultas
- Caso precise desmarcar, fazê-lo em tempo
- Seguir as recomendações dadas por ele
- Tomar a medicação da forma que foi prescrita
- Tirar todas as dúvidas na consulta
- Se você está consultando um ortopedista sobre a sua dor do joelho, por exemplo, deixe para falar da dor de dente com o dentista
- Questionar com delicadeza quando ele não estiver sendo muito claro, ele vai entender que você não tem obrigação de entender o vocabulário médico, peça de forma educada que ele fale de forma mais simples.
- Quando a prescrição não estiver clara e você não estiver entendo o nome do remédio ou a maneira de tomar, pergunte à ele, e na farmácia, peça para o farmacêutico anotar na embalagem.
- Leve na consulta, todos os medicamentos que você estiver tomando, bem como resultados de exames recentes, caso você tenha.
- Se você for alérgico a algum medicamento, não deixe de informar
- Se você for o acompanhante,manifeste-se apenas caso o paciente não possa fazê-lo, ou para lembrá-lo de algum dado relevante que foi esquecido.
Ah, e caso você encontre o seu médico na fila do cinema, por favor, apenas o cumprimente, deixe as queixas para o consultório, principalmente se ele for o seu ginecologista ou proctologista.
Bom senso é bom não provoca rugas e não engorda.
Fonte: Longevidade |